Como você diz “obrigado” para alguém?
Pois bem, quando você diz “obrigado (a)”, você nunca fala para si mesmo (a), mas sim para alguém, com o intuito de agradecer a essa pessoa por ela ter feito algo de positivo. Assim, como deverá ser a forma da qual ela se utilizará para responder ao seu agradecimento?
Será que você está obrigado a fazer alguma coisa não sou eu?
Ex: Obrigado ao senhor secretário pela entrevista. Se você disser obrigado você, o que estará dizendo é que a pessoa é que está obrigada a retribuir seu favor. O sentido aqui seria: “quem está obrigado a fazer alguma coisa não sou eu, é você”.
Qual o significado da palavra obrigado?
Na sua origem, o uso da palavra obrigado como forma de agradecimento tem o sentido de “estou obrigado a retribuir seu favor”. Nesse sentido, se o objetivo é mostrar gratidão a alguém, o correto é utilizar a preposição. Ex: Obrigado ao senhor secretário pela entrevista.
Será que você está obrigado a retribuir seu favor?
Se você disser obrigado você, o que estará dizendo é que a pessoa é que está obrigada a retribuir seu favor. O sentido aqui seria: “quem está obrigado a fazer alguma coisa não sou eu, é você”. O uso da expressão sem a preposição é cabível quando você responde alguém. Vejamos no exemplo abaixo:
Como você deve responder de forma diferente?
Você deve responder de forma diferente se estiver em uma reunião de negócios, por exemplo. Também pode ser necessário adaptar a resposta de acordo com a natureza do relacionamento. Se a pessoa for um amigo próximo, você poderá responder de forma mais relaxada. Saber a forma correta de responder causará uma impressão positiva no outro.
Como responder em ambientes corporativos?
Saber a forma correta de responder causará uma impressão positiva no outro. Ofereça respostas sinceras em ambientes corporativos. Em reuniões de negócios e em relacionamentos sérios, evite respostas casuais e demonstre sinceridade ao responder o agradecimento. Evite dar respostas casuais em ambientes corporativos.
Por que essa resposta deve ser usada com cuidado?
Essa é uma resposta comum, mas que deve ser usada com cuidado, especialmente em ambientes empresariais. Ela demonstra que o que você fez não foi algo tão importante, o que pode não ser um problema em certas situações, mas que também pode não contribuir muito para o crescimento do relacionamento de vocês, se essa for a sua intenção.