Como utilizar o ludico no processo ensino-aprendizagem?

Como utilizar o lúdico no processo ensino-aprendizagem?

É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades. Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos.

O que diz os PCNs sobre o lúdico?

Com base na proposta curricular dos PCNs, que diz que a escola pode utilizar das atividades lúdicas para trabalhar o repertório cultural do contexto do aluno, com brincadeiras e jogos populares, garantindo assim o acesso destas crianças à cultura que faz parte de sua vivência e de seus antepassados.

Qual a importância das atividades lúdicas dentro dos espaços formais de educação?

Ao reconhecer que as atividades lúdicas são fundamentais para o processo educacional e que a escola e seus espaços são as suas propriedades, o educando se auto-afirma na vontade de aprender, e ao buscar aprender, comunga com o universo geral que é a sua vida e reparte com o seu educador em mediação, em seu meio social …

LEIA TAMBÉM:   O que significa credito de distribuicao?

O que a ludicidade desenvolve?

Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação e, progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário. Desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança. Estimula a criatividade, fantasia e imaginação.

Como trabalhar a ludicidade nas aulas remotas?

O professor precisa oferecer atividades que eles consigam mediar à distância e contar com a ajuda de pais e responsáveis para contribuir na realização. Para esse fim, a ludicidade que já é presente na sala de aula, se faz indispensável para as aulas remotas.

Quais são os PCNs da educação infantil?

PCN são os parâmetros curriculares nacionais e são referenciais de qualidade para os ensinos fundamental e médio, elaborados pelo nosso governo federal. No PCN para a educação infantil são apresentadas ideias sobre “o que se quer ensinar”, “como se quer ensinar” e “para que se quer ensinar”.

O que são interações e brincadeiras?

As brincadeiras e interações são eixos estruturantes da proposta da BNCC para a Educação Infantil. É brincando e interagindo com seus pares, com adultos, com objetos e com a natureza que as crianças constroem conhecimentos, se desenvolvem e socializam.