Como surgiu a teoria dos stakeholders?
(20010) a Teoria dos Stakeholders surgiu como uma nova narrativa para entender e resolver três problemas de gestão interconectados – o problema de entender como o valor é criado e comercializado, o problema de se conectar ética e capitalismo e o problema de ajudar os gestores pensam sobre gestão de tal modo que os dois …
O que é função objetivo de uma companhia?
A função-objetivo é um norte para os gestores, servindo como base consistente para estabelecer um modelo de gestão e determinar critérios para tomada de decisão. A função-objetivo do acionista é de curto prazo, enquanto a função-objetivo da empresa é de longo prazo.
Quais são as partes interessadas?
Partes interessadas é uma expressão usada na ISO 9001:2015. Comumente, no meio corporativo, elas são tratadas como stakeholders. Correspondem a todos os elementos que afetam ou são afetados de alguma forma pela organização, e podem ser representados por empresas, instituições, investidores, grupos, pessoas, etc.
Quem é a parte interessada?
Se você estivesse construindo uma casa, por exemplo, as partes interessadas poderiam ser, além de você e da equipe do projeto (engenheiro civil, mestre de obras, pedreiros etc.), sua família, fornecedores, vizinhos, órgãos públicos, instituições financeiras etc.
Por que prestar atenção nas partes interessadas?
Prestar atenção nas partes interessadas é importante porque ajuda a engajar as pessoas nas atividades necessárias para a execução do projeto e a gerenciar conflitos, que quando não solucionados são capazes de criar um clima destruidor e improdutivo. Cada parte interessada pode afetar o projeto de uma forma diferente.
Como os fornecedores são considerados partes interessadas?
Também é muito comum que os fornecedores sejam considerados partes interessadas. A ISO 9001, inclusive, tem dado cada vez mais importância a eles. Vários são os fatores que fazem com que o fornecedor afete o seu SGQ. As matérias primas, por exemplo, constituem importante parcela do custo final do produto.