Como se surge uma ana branca?

Como se surge uma anã branca?

Anã Branca é o nome dado a um tipo de estrela muito menor que as estrelas comuns e com um brilho pequeno se comparado às demais. Ela representa o estágio após a morte de uma estrela que não era massiva o suficiente para virar uma supernova, e que acabou se transformando em uma nebulosa planetária.

O que vem depois da anã branca?

Poucas estrelas estão na região baixo-brilho-cor-quente (as anãs brancas), mas a maioria das estrelas seguem uma faixa, chamada sequência principal. Estrelas de baixa massa da sequência principal são pequenas e frias. Elas são avermelhadas e são chamadas de anãs vermelhas ou (ainda mais frias), anãs marrons.

Quanto tempo dura uma anã branca?

Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as principais declaracões de contabilidade?

Como anãs brancas morrem?

Algumas podem ser tornar anãs brancas, ma as bem pequenas jamais se aquecem o suficiente para que se transformem em fábricas de luz. Podem alcançar o tamanho de planetas, mas não são estrelas. Não chegam a nascer e, por isso, não morrem nunca.

Quanto tempo vive uma estrela anã?

Durante a formação, uma nuvem de gás molecular, fria, se contrai, formando uma proto-estrela.

Estágio Duração Temperatura
1 MSol (anos) Central (106K)
Nebulosa Planetária 10 mil 300
Anã Branca 11 bilhões 100
Anã Preta 1015 a 1037 5K

Como ocorre o processo de evolução estelar?

O processo de evolução estelar se inicia a partir de nuvens de gás e poeira interestelar do qual as estrelas se formam. A grande pressão nos gases que estão na região central provoca aumento da temperatura e, assim, iniciam-se as reações nucleares, em que o hidrogênio é transformado em hélio.

Como que nasce e morre uma estrela?

Mas por que as estrelas morrem? “Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela”.