Como se pode entender a relacao entre linguagem e sociedade segundo a hipotese Sapirwhorf?

Como se pode entender a relação entre linguagem e sociedade segundo a hipótese Sapirwhorf?

Segundo a hipótese Sapir-Whorf, a língua de uma determinada comunidade organiza sua cultura, sua visão de mundo, pois uma comunidade vê e compreende a realidade que a cerca através das categorias gramaticais e semânticas de sua língua. Há portanto uma interdependência entre linguagem e cultura.

Quais as diferenças entre a hipótese de sistema único e a hipótese de sistema duplo de representação de línguas diferentes?

A hipótese do sistema único sugere que as duas línguas são representadas num único sistema, já a hipótese do sistema dual, que as mesmas são representadas, de alguma forma, num sistema dual. Resumindo, as duas línguas parecem compartilhar alguns aspectos da representação mental.

Pode haver pensamento sem linguagem?

Inicialmente, o pensamento se desenvolve sem a linguagem, ou seja, os primeiros balbucios das crianças são formados sem o pensamento e objetivam atrair a atenção dos adultos, caracterizando a função social da fala, desde o início. A partir desse encontro, o pensamento se torna verbal e a linguagem racional.

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Qual a influência da linguagem sobre o pensamento?

A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.

O que o processo de simbolização de linguagem exige?

O processo de simbolização da linguagem exige um sistema fonético que articule imagens acústicas “gerando” o símbolo, o qual proporcionará condições para a produção de conceitos/pensamentos.

O que é a hipótese da relatividade linguística?

Tal relação é conhecida como o princípio da relatividade lingüística, segundo o qual “diferentes línguas oferecem diferentes formas de perceber e expressar o mundo ao nosso redor, levando assim seus usuários a conceberem o mundo de formas diferentes” (Kramsch, 1998, p. 129).

Como se desenvolve o pensamento psicologia?

O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, isto é, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural da criança. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem.

Como ocorre o desenvolvimento do pensamento?

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Piaget afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por várias fases de desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o social. Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio.

Qual a relação entre linguagem e pensamento na aprendizagem?

Para Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.

Qual é a linguagem do pensamento?

A linguagem do pensamento é uma teoria devida principalmente ao filósofo Jerry Fodor, que descreve os pensamentos como representados numa linguagem (por vezes designada mentalês). Este sistema permite que pensamentos complexos sejam construídos a partir da combinação de pensamentos mais simples, de diversas maneiras.