Como se mede a pobreza?

Como se mede a pobreza. No seio da UE, a pobreza é normalmente medida em função dos limiares de pobreza mone-tária relativa. Isto implica calcular os rendimentos médios equivalentes dos agregados familia-res de um determinado país. A linha da pobreza é, pois, estabelecida e corresponderá a uma percentagem desse rendimento médio.

Qual é o conceito de pobreza?

Por isso, o conceito de pobreza é geralmente compreendido dentro de um contexto sociocultural e político específico. Se não há de fato nenhuma sociedade igualitária, seria a pobreza um elemento social permanente? Como defini-la? Pobreza em Maracaíbo, Venezuela. (Foto: Wikimedia Commons)

Qual a origem da pobreza?

Com o advento da Idade Moderna e do capitalismo, a partir do século XVI, mudaram as explicações sobre a pobreza. O indivíduo ganhou cada vez mais lugar no imaginário social e passou a ser responsabilizado por ser pobre, seja por incompetência ou por preguiça.

Qual é a linha de pobreza?

A linha de pobreza é definida como “60\% do rendimento mediano por adulto equivalente” (INE). Assim, estaria em situação de risco de pobreza um adulto que, em 2014, tivesse um rendimento inferior a 422 euros por mês.

Conceito de Pobreza. A pobreza é uma situação social e econômica caracterizada por uma carência marcada na satisfação das necessidades básicas.

Por que a pobreza é representativa?

pobreza é representativa de um conjunto de carências e de escassez de recursos que não permitem ao indivíduo satisfazer as suas necessidades mínimas; a exclusão social por outro lado acentua os aspectos desse fenómeno e o conjunto de privações emocionais

Quais são os critérios da pobreza absoluta?

Sabe-se que existem dois critérios: o chamado “pobreza absoluta” que se enfatiza nas dificuldades para alcançar níveis mínimos de qualidade de vida (nutrição, saúde, etc.) e o chamado “pobreza relativa”, que se enfatiza na ausência de recursos para a satisfação das necessidades básicas, seja em parte ou em sua totalidade.