Como se faz o quadrado magico?

Como se faz o quadrado mágico?

Calcule a constante mágica. Você encontra esse número por meio de uma fórmula matemática simples, na qual n = número de linhas ou colunas do quadrado mágico. Assim, um quadrado mágico de lado 3×3 terá n = 3. A fórmula da constante mágica é = [n * (n2 + 1)] / 2.

Como resolver um quadrado?

O quadrado de um número inteiro é calculado através da potenciação da base inteira em relação ao expoente de número dois. Dessa forma estamos multiplicando o número inteiro por ele mesmo. Os quadrados dos números seguem uma sequência lógica 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, etc.

Quantos quadrados mágicos existem?

Existem diversas versões sobre a origem dos quadrados mágicos, mas a maior evidência é que tenha vindo da China ou Índia, por volta de 3000.

LEIA TAMBÉM:   O que e o consumo tradicional?

Como completar o quadrado mágico 5×5?

O método de construção de Quadrados Mágicos 5×5 De La Hire [3] consiste em construir dois quadrados auxiliares e posteriormente somar os termos correspondentes das duas sequências numéricas. A primeira sequência é formada pelos 5 primeiros múltiplos de 5.

Como funciona os quadrados mágicos?

Um quadrado mágico é uma tabela quadrada de lado n, onde a soma dos números das linhas, das colunas e das diagonais é constante, sendo que nenhum destes números se repete.

Quem inventou o quadrado mágico?

Albrecht Dürer (1471-1528) é considerado o artista do Renascimento mais famoso da Alemanha. Em 1514, criou uma gravura de nome “melancolia” que contém seu quadrado mágico, o primeiro publicado na Europa.

Qual a constante do quadrado mágico?

As constantes mágicas de quadrados mágicos normais de ordem n = 3, 4, 5, … são: 15, 34, 65, 111, 175, 260, 369, 505, 671, 870… Os números em qualquer linha, coluna ou diagonal de um quadrado mágico normal formam uma série mágica.

LEIA TAMBÉM:   Vai ter jogo de Sao Paulo e Corinthians hoje?

Quantos quadrados tem em um quadrado 4×4?

Quadrado Mágico 4×4 ou de ordem 4 é um quadrado quadriculado formado por 4 linhas e 4 colunas perfazendo um total de 16 células. O Quadrado Mágico de ordem 4, Normal ou Puro tem como formação os 16 primeiros números naturais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ,11, 12 , 13, 14, 15 e 16) ou 1 a n2.

Como fazer quadrado mágico 6×6?

Quadrados Mágicos 6×6 – 193

  1. a) monta-se o quadrado auxiliar 1 com a sequência dos números naturais de 1 a 6 nas diagonais;
  2. b) preenchem-se as colunas, repetindo os números conforme o exemplo;
  3. c) monta-se o quadrado auxliar 2 com a sequência dos múltiplos de 6 de 0 a 30 na diagonais;

O que é uma soma mágica?

A constante mágica ou soma mágica de um quadrado mágico é a soma dos números de qualquer linha, coluna ou diagonal de uma quadrado mágico. O termo constante mágica ou soma mágica é similarmente aplicado a outras figuras “mágicas” como a estrela mágica e o cubo mágico.

Qual é a propriedade aplicada no quadrado mágico?

O quadrado mágico é um tipo de tabela quadrada de números em progressão aritmética, onde a soma de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais devem ser sempre iguais.

Como montar um quadrado mágico 5×5?

O que é quadrado mágico na matemática?

Qual é a ordem desse quadrado mágico?

Um quadrado mágico de ordem n é um arranjo quadrado de n2−inteiros distintos, dispostos de tal maneira que os números de uma linha qualquer, de uma coluna qualquer ou das diagonais têm a mesma soma chamada soma (ou constante) mágica do quadrado.

Quantas linhas o quadrado mágico possui?

Os Quadrados Mágicos são classificados conforme a sua ordem: Quadrado de Ordem 3 é formado por 3 linhas e 3 colunas, totalizando um total de 9 células, o mesmo que 3² = 9. Quadrado de Ordem 4 é formado por 4 linhas e 4 colunas, totalizando um total de 16 células, o mesmo que 4² = 16.

Onde surgiu o quadrado mágico?

Surgiram na Arábia durante o século IX e na Índia durante o século XI e foram encontrados em escritos hebreus do século XII e na Europa no século XV. O primeiro quadrado mágico que surgiu na Europa foi elaborado por Albrecht Dürer na obra intitulada A Melancolia.