Como se denomina o ciclo de vida das samambaias?

Como se denomina o ciclo de vida das samambaias?

Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos). Quando falamos em pteridófitas, o ciclo mais comumente utilizado para explicar o processo é o ciclo das samambaias.

Qual é o ciclo reprodutivo das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

O que é o protalo das samambaias?

A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito. O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da tecnologia da informacao para o marketing?

Como a samambaia se alimenta é de que?

“Além de ingerida nos pastos, a samambaia pode estar presente em fenos contaminados e na cama dos animais estabulados, sendo que a planta mantém seus princípios tóxicos, verde ou seca”, destaca. “Há somente medicações paliativas, que muitas vezes não apresentam resposta ou mudança clínica do animal”.

O que se origina da germinação de um esporo de samambaia?

A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema abaixo. O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.

Quais são os tipos de reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). A geração diplóide é o esporófito, que produz esporos através da meiose.

LEIA TAMBÉM:   Pode oleo de coco para cachorro?

Qual a fase duradoura do ciclo de vida das pteridófitas?

Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro – morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação – e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.