Como se da a dor fantasma?

Como se dá a dor fantasma?

A dor do membro fantasma pode ser descrita como uma dor neuropática, que ocorre devido a uma falha no mapeamento neurológico, alterando assim, a maneira em que o cérebro enxerga todos os membros corporais do amputado.

Quem amputa sente dor?

Quando há uma amputação, o membro continua intacto no mapa cerebral, por isso muitos pacientes sentem dor fantasma. A dor fantasma é uma dor muito real (não tem nada de imaginação) que acomete cerca de 90\% dos indivíduos que passam pela amputação de alguma parte do corpo.

O que é dor de membro fantasma?

Até 85\% dos pacientes amputados queixam-se de dor do membro fantasma (ou simplesmente dor fantasma), definida como a sensação dolorosa referente ao membro perdido (3,4). Este quadro evidencia-se por dor aguda em pontada, ferroada ou picada na região correspondente à porção do membro que foi amputado (3).

LEIA TAMBÉM:   Qual a aposentadoria de um dentista?

O que é dor por Desaferenciação?

Quando ocorre a desaferenciação (perda da inervação sensorial de uma região) ou a amputação de um membro as informações sensoriais periféricas se tornam inteiramente ausentes, fazendo com que neurônios no sistema nervoso central que até então recebiam informações daquela parte do corpo se tornem anormalmente …

Qual o papel do fisioterapeuta na dor do membro fantasma?

A fisioterapia têm sido uma ferramenta para tratamento da dor fantasma, desempenhando um papel fundamental na reeducação funcional, acompanhando o paciente em todos os estágios da reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente amputado.

O que é uma dor referida?

Dor Referida é quando a dor que você sente em uma parte do corpo é, na verdade, causada por uma lesão em outra parte do corpo. A dor referida pode ser um sintoma de condições graves acontecendo em seu corpo. Por esse motivo, é importante entender como e porque isso acontece.

O que é neuroma doloroso?

O neuroma é formação bulbosa que se forma em um nervo lesionado, como resultado de uma regeneração desorganizada de axônios após lesão parcial ou completa3. O neuroma torna-se doloroso quando este tecido desorganizado, frequentemente envolvido por tecido fibrocicatricial, é estimulado por pressão, tensão e/ou hipóxia4.