Como se contrai a doenca ELA?

Como se contrai a doença ELA?

Não existem fatores de risco ou comportamentos de risco conhecidos para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). No entanto, sabe-se que parentes próximos de alguém que tenha a doença têm chances de adquiri-la também, tendo em vista que uma das causas são exatamente os fatores genéticos/hereditários.

Quais os sintomas que ELA apresenta?

O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãimbras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com ELA?

Após a identificação da doença, apenas 10\% das pessoas vivem 10 anos. A sobrevida média é de três a cinco anos, segundo dados da associação norte-americana de ELA. Não é muito difícil encontrar pacientes mais velhos do que o físico com a doença, mas não com o mesmo tempo de sobrevida.

Quem pode ter ELA?

Qualquer pessoa pode vir a ter ELA, qualquer que seja a sua idade. No entanto, a idade média de início dos primeiros sintomas é de cerca de 60 anos. Os sexos feminino e masculino são igualmente atingidos. Nada do que possa ter feito está provado ser a causa do desenvolvimento ou da progressão da doença.

LEIA TAMBÉM:   Qual os beneficios do gengibre com laranja?

O que a doença ELA pode afetar no corpo humano?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA, é uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os neurônios motores – células responsáveis pelos movimentos voluntários da musculatura. Dessa forma, os sintomas da doença são fraquezas e atrofias musculares, contrações involuntárias e câimbras.

Quais são os tipos de ELA?

Três classificações de ELA foram descritas:

  • Esporádica. A ELA esporádica é a forma mais comum da doença e é responsável por 90 a 95\% dos casos.
  • Familiar. A ELA familiar (FALS) é responsável por 5 a 10\% dos casos.
  • Guamanian.

Quem tem a doença ELA sente dor?

A esclerose lateral amiotrófica surge apenas nos neurônios motores, e, por isso, a pessoa não sente dor, ou sente muito pouca, havendo apenas limitação das funções motoras.

Quantas pessoas tem a doença ELA no Brasil?

A esclerose lateral amiotrófica é considerada uma doença rara. Estima-se que existam entre 2 a 7 casos para cada 100 mil pessoas. Parece pouco, mas somente no Brasil surgem 2.500 casos novos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:   Como transformar um numero em horas no Excel?

Qual exame que detecta a doença ELA?

O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia.