Como se caracteriza a disseccao aortica?

Como se caracteriza a dissecção aórtica?

A dissecção de aorta é uma emergência médica caracterizada por uma lesão na parede interna da artéria aorta, que se inicia no coração e termina na quarta vértebra lombar e é a maior e mais importante do sistema circulatório, de onde partem praticamente todas as artérias que irrigam nosso organismo.

Qual o quadro clínico de um paciente com dissecção da aorta?

Quadro clínico O paciente com um quadro de dissecção aórtica clássica apresenta-se, em geral, com dor torácica e dorsal de forte intensidade, que pode irradiar-se para cabeça, abdome ou região lombar. Em 4,5\% dos pacientes, o quadro evolui sem dor na apresentação inicial.

Qual dos sintomas e ou sinais é mais comum na dissecção aórtica aguda do tipo B quando comparada com o tipo A?

Os sinais e sintomas incluem início abrupto de dor torácica ou lombar dilacerante, e a dissecção pode acarretar regurgitação aórtica e comprometer a circulação em ramos arteriais.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as funcões das mitocôndrias?

O que é dissecção aguda de aorta?

A dissecção aórtica aguda – DAA – é um evento em que há uma súbita ruptura da camada média da aorta, permitindo que o sangue penetre entre as camadas médias da artéria, dissecando uma da outra, criando um espaço denominado de falsa luz.

Como é a cirurgia de dissecção de aorta?

Cirurgia da Aorta – Dissecção da Aorta Consistem na retirada do segmento da aorta que deu início à dissecção e na sua substituição por uma prótese tubular. Com isso, o sangue não passa mais pelo falso trajeto dentro da parede da aorta.

O que é dissecção aguda da aorta ascendente?

Definição. A dissecção aguda de aorta é uma doença com alta mortalidade em que ocorrem lesão e separação das camadas média e íntima do vaso, acarretando em surgimento de um falso lúmen por onde o fluxo sanguíneo passa, propagando ainda mais a injúria.

O que é dissecção de aorta tipo B?

A dissecção de aorta (DA) é definida como uma laceração na camada íntima e lâmina elástica interna na parede da Aorta ocasionando sua separação em dois canais.