Como se calcula o resultado liquido do periodo?

Como se calcula o resultado líquido do período?

O resultado líquido do exercício corresponde à soma dos resultados operacionais, financeiros e extraordinários obtidos por uma empresa num determinado período, deduzida da previsão de Imposto sobre o rendimento (ex.: IRC) a entregar ao Estado e que se assume no fundo como um custo adicional.

Como se calcula a apuração do resultado do exercício?

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

Como calcular o lucro operacional?

Partindo do Lucro Bruto, determinado no cálculo acima, subtraímos as despesas, obtendo o Lucro Operacional Ajustado (ou EBITDA): Conforme abordamos anteriormente, é possível calcular o Lucro Operacional sob outro ponto de vista, deduzindo os gastos com amortização e depreciação.

LEIA TAMBÉM:   Como esta o mercado de alimentos organicos hoje?

Como é descontado o lucro líquido do exercício?

Não sendo, são descontados do lucro líquido o IRPJ e a CSLL, resultando no valor líquido final para o exercício. O Resultado Líquido do Exercício também pode ser alterado em relação ao Lucro Líquido pelas retiradas de lucro dos sócios.

Qual é o lucro operacional ajustado?

E a que não considera. Em outras palavras, o Lucro Operacional pode ser determinado como sendo o EBIT (do inglês Earnings Before Interest and Taxes, ou Ganhos Antes de Juros e Tributos) e o EBITDA. O EBITDA é um indicador financeiro também conhecido como Lucro Operacional Ajustado.

Qual é o lucro líquido?

Lucro líquido = receita total – custo total Ou seja, o lucro líquido corresponde ao capital que poderá ser convertido em caixa após todas as deduções. Já o lucro operacional bruto inclui somente as deduções dos custos de produção e do custo da mercadoria vendida (CMV).