Como são vistas as diferenças na inclusão?
Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
O que muda na educação especial com a perspectiva da inclusão?
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Como se preparar para ser um professor inclusivo?
Um professor inclusivo tem que ter certas qualidades. A principal mudança na sua postura é que, a diversidade humana, nos obriga a nos despir de muitas de nossas crenças e valores….O aluno tem que:
- Saber agir – ter o conhecimento;
- Saber fazer – ter habilidade;
- Saber agir – ter competência.
Quais são as diferenças entre educação especial e educação inclusiva?
Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.
É possível dizer que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva pode ser definida como?
Tomando como base essa colocação, é possível dizer que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode ser definida como: ( ) Modalidade de ensino que promove a escolarização de crianças incapazes de frequentar a escola comum.
O que muda na Educação Especial com a perspectiva da inclusão a partir da Política Nacional de 2008?
A Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, de 2008, trouxe novas concepções à atuação da educação especial, em nossos sistemas de ensino. Promover a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas educacionais; • Oferecer o AEE.
Quais as características de um professor inclusivo?
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.
Como meu fazer pedagógico pode ser inclusivo?
Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
- 1) Seja flexível e adaptável.
- 2) Construa uma “base” ou “retiro”
- 3) Não policie o gênero.
- 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.