Como sao produzidas as tintas industriais?

Como são produzidas as tintas industriais?

Os componentes básicos são: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. As resinas são responsáveis pela formação da película protetora, que deixa a tinta brilhante e fixada nas paredes e objetos depois de seca. Os pigmentos são como areias coloridas que dão cor e textura.

Qual a matéria-prima da tinta guache?

O guache é uma mistura de aglutinante (goma arábica) com pigmento branco, que resulta numa tinta opaca de grande poder de cobertura. É constituído por pigmentos coloridos moídos em pó aglutinados com um pigmento plástico (medium) e pigmento branco opaco.

Como é feita a fabricação de tintas?

Após a aplicação da tinta, o líquido volátil evapora e, por consequência, ocorre a secagem na superfície. No geral, a fabricação de tintas envolve a combinação dos componentes já citados acima, que juntos definem as características da tinta e seu tipo de aplicação.

Além do controle de qualidade, existem 5 etapas que descrevem como são produzidas as tintas industriais: Nesta etapa toda a matéria prima é adicionada à um tanque com agitação constante por determinado tempo a fim de originar um produto relativamente homogêneo.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um engenheiro na Chevrolet?

Quais são os desafios da indústria de tintas?

Como em toda produção, a indústria de tintas também passa por desafios e é preciso estar atento para contornar e resolver os problemas. É comum por exemplo, encontrar perdas ao longo do processo produtivo, principalmente quando se fabrica uma alta quantidade de produtos.

Qual a substância utilizada para a aplicação da tinta?

Já a substância volátil, geralmente um solvente orgânico ou água, é utilizada para facilitar a aplicação da tinta, reduzindo a sua viscosidade. A combinação da base sólida e da substância volátil determina o tipo do produto final, ou seja, se a tinta será látex ou acrílica, por exemplo, e em que superfícies poderá ser aplicada.