Como sao as escolas ribeirinhas?

Como são as escolas ribeirinhas?

A escola rural/ribeirinha necessita ser um espaço para a difusão de valores e conhecimentos para a sustentabilidade dos ecossistemas e manutenção dos recursos naturais que são a base para reprodução social dos grupos humanos que ali habitam (FABRÉ, et al, 2007).

Quais os principais problemas enfrentados pela sociedade ribeirinha que vive no Estado do Pará?

Portanto, um dos principais problemas da população ribeirinha é a falta de saneamento básico, precariedade no acesso à saúde, transporte e educação.

Quantas comunidades ribeirinhas existem no Pará?

Fonte: Produção dos autores. Foram visitadas 27 comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós, sendo que 16 estão localizadas dentro de Unidades de Conservação, como a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (RESEX) e a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA) e duas em Projetos de Assentamento do INCRA (Tabela 4.1).

LEIA TAMBÉM:   Como limpar o nariz seco?

O que é educação ribeirinha?

É a preocupação com a voz de quem fala e descreve seus saberes existenciais. Nesta dimensão, a infância ribeirinha procura demonstrar com suas palavras, ser conhecedora de uma variação de conceitos e significados relevantes a sua sobrevivência, a sua cultura e educação.

Como é a cultura da comunidade ribeirinhas?

Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

Como os conhecimentos dos ribeirinhos são transmitidos de geração para geração?

Os habitantes que margeiam os rios têm conhecimentos e informações que lhes chegam através das narrativas transmitidas de geração a geração; das informações que circulam de boca em boca pelos navegantes (regatões); pelas ondas de rádio, ou ainda através dos jornais e revistas que chegam às suas mãos.

Quais são os principais desafios dos povos ribeirinhos?

Não basta dar o peixe ou a vara. Também não basta ensinar a pescar. Um dos grandes desafios pelos quais passam diversas comunidades ribeirinhas da Amazônia tem sido o de pescar de forma sustentável. E, assim, evitar que a fartura de um ano resulte em escassez de pescado no ano seguinte.

LEIA TAMBÉM:   Como embalar velas para vender?

Como é a relação do ribeirinho com a natureza?

As populações ribeirinhas, no ambiente amazônico são capazes de sobreviverem através do extrativismo do açaí, buriti, de outras árvores frutíferas que estão disponíveis na região e também da pesca, pois como se sabe há um grande número de rios e também uma grande variedade de peixes na Amazônia.

Onde fica a população ribeirinha?