Como saber se tem penhora em meu nome?

Como saber se tem penhora em meu nome?

Ao consultar o relatório de pendências no site do Serasa Consumidor, você consegue saber se existe alguma ação judicial no seu nome.

  1. Acesse o site do Serasa Consumidor;
  2. Escolha a opção “consultar dívidas”;
  3. Preencha seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro;

Como saber se tenho algo penhorado?

É importante, portanto, que quem for comprar um bem móvel ou imóvel que sempre o faça por meio de um contrato juridicamente válido e que peça as certidões negativas de débitos. É possível saber se o bem está penhorado checando documentações existentes em cartórios e demais locais de registros do bem.

Como é frequente a penhora de reembolso de IRS?

Seja como for, a verdade é que tem sido muito frequente, na prática, a penhora de reembolso de IRS por parte de agentes de execução, solicitadores e administradores de insolvência.

LEIA TAMBÉM:   Quantos quilos de cenoura por metro quadrado?

Por que a penhora impede que a loja ou empresa funcione normalmente?

A penhora não impede que a loja ou empresa continue a funcionar normalmente e sob direção do executado, a não ser que o credor se oponha. Nesse caso, cabe ao juiz designar um administrador, com poderes para proceder à respetiva gestão diária. Se a empresa estiver fechada ou com atividade suspensa, o juiz deve nomear um depositário para os bens.

Como o IRS incide sobre os rendimentos recebidos?

O IRS não incide sobre a totalidade dos rendimentos recebidos. O Código do IRS prevê, basicamente, dois tipos de descontos: deduções ao rendimento e deduções à coleta (imposto a pagar).

Qual a interpretação correta do reembolso do IRS?

A interpretação correta é a de que, nesse caso, o reembolso do IRS não pode ser, total ou parcialmente, penhorado (ou, cedido à massa insolvente, no caso de estar em curso um processo de insolvência do titular do reembolso do IRS).