Como saber se posso construir na cobertura?

Como saber se posso construir na cobertura?

Para isso, você deverá levar as plantas de seu imóvel e o que pretende construir. O projeto proposto entrará em análise. Se estiver dentro da legislação, você deverá pagar uma taxa e finalmente obter uma licença. Então, sua obra poderá ter início.

Quem é responsável pelo telhado da cobertura?

A responsabilidade pelas obras no telhado será do proprietário da cobertura quando essa área puder ser acessada apenas pelo apartamento do último andar. Ou seja, se apenas o condômino puder usufruir desse espaço. Neste caso, considera-se que essa unidade é privativa, apesar de se situar no topo do edifício.

Como regularizar um terraço?

Deve-se protocolar processo de legalização da obra junto à SMU e pagar as taxas devidas. Para isso necessita-se da planta assinada por Arquiteto que passará a ser o responsável pela ampliação. Mas somente obras que possam ser legalizadas (caso 1 acima).

Pode construir na cobertura?

Mas , importa observar que os condôminos que têm direito de uso exclusivo da cobertura não poderão construir naquele espaço , salvo se a convenção também o permitir e se houver previsão estrutural para suportar os acréscimos de peso , de energia elétrica , de fornecimento de água , escoamento pluvial e de esgoto , etc.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de industrias existem exemplifique?

Qual andar e a cobertura?

O térreo, como o próprio nome já diz, é aquele imóvel que está no primeiro piso do edifício. Em alguns casos, é utilizado para atividades do próprio condomínio, enquanto em outros é uma residência normal. Já a cobertura está no último andar, oferecendo ao morador algumas alternativas, que você verá a seguir.

O que é um terraço de cobertura?

O que é o terraço? Ele é construído em um local alto, sobre a cobertura de casas e apartamentos. Pode ser considerado como algo semelhante a um quintal, e é um fator de valorização do imóvel e do seu preço. Normalmente eles são feitos para receber sol e luz natural, mas existem projetos com coberturas mais sólidas.

É possível construir em uma cobertura?

Como legalizar um puxadinho?

O proprietário precisa ir a um cartório de notas levando RG e CPF, certidão de casamento ou de óbito se for viúvo, o número de inscrição do imóvel na prefeitura e a certidão da matrícula do imóvel onde conste a averbação da nova construção. Os donos das moradias registradas passarão a pagar impostos como o IPTU.

LEIA TAMBÉM:   O que leva uma pessoa a ter amnesia?

Como regularizar obra sem licença?

O primeiro passo é ir à prefeitura e se informar sobre a situação atual (tributária e de ocupação dentro do zoneamento urbano) do imóvel. Em seguida, contrate um arquiteto ou engenheiro para executar uma nova planta do imóvel.