Como resolver o fluxo de caixa na sua empresa?

Como resolver o fluxo de caixa na sua empresa?

Se o problema de fluxo de caixa na sua empresa for apenas tático, será muito mais fácil de resolver. Nesse texto, você encontra algumas ações práticas para adotar e melhorar a saúde do seu caixa. Mas, se for também estrutural, relacionado com a viabilidade do negócio, vai depender de você se reinventar.

Como não negligenciar o fluxo de caixa?

O primeiro passo para sanar problemas com o fluxo de caixa, é não negligenciar – não ter medo da realidade e encarar a situação de frente. Muitas vezes a simples leitura dos fatos já aponta para as soluções que normalmente são duras e ruins de implementar, afinal ninguém gosta de mudar, de fazer sacrifícios nem de abrir mão de nada.

Por que você tem problemas de caixa?

– Se você tem problemas de caixa, faça antes de tudo a reflexão: esse problema é tático, por conta da inadimplência dos clientes ou baixa nas vendas,; ou estrutural, por conta da viabilidade econômica de sua empresa?

LEIA TAMBÉM:   O que o estabelece o Tratado da Uniao Aduaneira e Economica e Monetaria?

Que medidas adotar para sanar o fluxo de caixa?

Que medidas adotar para sanar problemas com o fluxo de caixa. O primeiro passo para sanar problemas com o fluxo de caixa, é não negligenciar – não ter medo da realidade e encarar a situação de frente.

Como evitar problemas no fluxo de caixa?

Para evitar problemas no fluxo de caixa é recomendável ter uma reserva de capital de giro. Esse problema também ocorre se as diferenças entre os prazos de recebimentos forem muito maiores do que os prazos dos pagamentos. Nesse caso, planejar e organizar o capital de giro é fundamental.

Como o Sebrae indica o uso do fluxo de caixa?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade que acompanha de perto o desenvolvimento das MPEs, também indica o uso e a manutenção do fluxo de caixa. Este instrumento traz diversas vantagens, pois com ele, o dono da empresa consegue: