Como remover hipoplasia de esmalte?

Como remover hipoplasia de esmalte?

De acordo com o grau de severidade dessa anomalia, vários protocolos de tratamento podem ser realizados, desde clareamento, microabrasão, restaurações estéticas diretas e coroas unitárias. Desta forma, objetiva-se apresentar o diagnóstico e o tratamento restaurador estético de um caso clínico de hipoplasia do esmalte.

O que é uma hipoplasia?

É uma doença que afeta a formação dos tecidos de diversas partes do corpo, como o coração, o cérebro e até mesmo o sorriso. Quando este problema atinge a saúde bucal, o seu maior alvo é o esmalte dentário, parte externa protetora dos dentes e também é conhecida como o tecido mais mineralizado que temos.

Qual a diferença entre hipoplasia e Hipomineralização?

Hipoplasia ocorre na fase formativa, e é identificada como fossas, sulcos ou áreas com ausência total/parcial de esmalte. A hipomineralização ocorre na fase de maturação e causa alteração na translucidez, com áreas de coloração do branco ao amarelo-acastanhado.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer publicidade na radio?

Como diagnosticar hipoplasia?

A hipoplasia é um defeito que envolve a superfície do esmalte e está associada com uma redução de sua espessura. Manifesta-se clinicamente pela presença de sulcos, ranhuras ou ainda pela perda de esmalte em áreas mais extensas da superfície do dente. O esmalte geralmente tem um aspecto translúcido ou opaco.

O que é uma Amelogenese imperfeita?

A amelogênese imperfeita é considerada um grupo heterogêneo de condições clínicas e genéticas, que afetam o esmalte dentário, ocasionalmente em associação a alterações em outros tecidos dentais, orais e extra-orais9.

O que é hipoplasia e exemplos?

A hipoplasia consiste na diminuição da população celular de um tecido ou de um órgão. Existem diversas formas de hipoplasia, dentre elas, durante a embriogênese, quando pode ocorrer um defeito na formação de algum órgão ou de parte dele (hipoplasia pulmonar, hipoplasia renal etc.).

O que pode provocar a hipoplasia?

QUAL A CAUSA PARA O APARECIMENTO DE HIPOPLASIA? Existem várias causas para o problema, que pode ter início durante o período de desenvolvimento dentário. Os motivos mais comuns são uso de cigarros durante a gestação, a falta de vitaminas, algum trauma ou cárie no dente de leite, distúrbios metabólicos, entre outros.

LEIA TAMBÉM:   Como existiu a barata?

Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma Amelogenese imperfeita?

Existem três tipos de amelogênese imperfeita: a hipoplásica (tipo 1) – espessura do esmalte está reduzida em pontos ou áreas da superfície; hipomaturada (tipo 2) – esmalte tem espessura normal, porém é mais macio; hipocalcificada (tipo 3) – esmalte tem espessura normal, mas é muito macio, opaco, com coloração que varia …

Qual a principal diferença entre hipoplasia de esmalte e Hipomineralização de esmalte?

Hipomineralização é uma condição que ocorre na formação do dente ( já nasce assim ) representa pouca quantidade de esmalte , o dente pode ficar todo translúcido e sensível. Já a hipoplasia caracteriza-se pela falta total ou parcial do esmalte em alguns lugares do dente, também ocorrendo durante a formação do mesmo.

Como diagnosticar hipoplasia de esmalte?

O aparecimento de hipoplasia de esmalte e dilaceração coronária resulta de traumatismos de dentes decíduos. A hipoplasia interna do esmalte pode apresentar-se como uma descoloração branca ou amarelo amarronzada, que é uma manifestação da calcificação insuficiente durante o estágio de maturação do esmalte.