Índice
Como puxar o freio de mão em carro automático?
A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking). Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão.
Como deve ser puxado o freio de mão?
O ideal é que, no momento de puxar a alavanca se escute, no máximo, três ou quatro cliques. Se você necessita de mais cliques para travar as rodas, é sinal de que o freio está desregulado. Do mesmo modo, se tiver dificuldades para puxá-lo, isso também é indicativo de que ele necessita manutenção.
Porque tem que pisar na embreagem para dar partida?
Em alguns carros não basta girar a chave para acordar o motor. O motorista precisa apertar a embreagem para então acionar a partida. De acordo com a empresa coreana, “trata-se de um procedimento de segurança para evitar que o motorista dê a partida no motor com o veículo engatado, o que poderia causar acidentes”.
O que acontece se não puxar o freio de mão?
Além dos problemas ligados ao carro, como as lonas ou pastilhas de freio traseiros desgastarem bem mais rápido que o normal e o aumento o consumo de combustível, a preocupação pode ser ainda maior e mais grave. “Andar com o veículo e deixar o freio acionado pode causar incêndios e até derrapagens em vias”, afirma.
Qual a maneira certa de usar o freio de estacionamento?
Quando está na direção do carro, o motorista deve sempre agir com delicadeza. A começar do próprio volante, nada de golpes violentos sob risco de perder até o controle do carro.
Pode puxar o freio de mão na prova do Detran?
Em relação à legislação do dia-a-dia, não há nenhum problema nessa técnica e ela é permitida por lei, além de ser bastante segura para todos no trânsito.
Qual a maneira certa de dar partida no carro?
Dicas
- Pise no freio antes de tudo.
- Pise fundo na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.
- Solte o pé da embreagem e dê a partida com a chave.
- Pise na embreagem de novo para engatar a 1ª marcha.
- Desça o freio de mão, confirmando no painel se ele realmente está solto.
O que acontece se pisar muito na embreagem?
Afinal, tal prática afasta o platô do disco, causando seu lixamento. Traduzindo: causa o desgaste acelerado das peças, além de superaquecer todo o sistema.