Como processar diferentes tipos de fungos?

Como processar diferentes tipos de fungos?

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Que são conídios?

Os conídios são formados por células conidiogênicas, presentes nos conidióforos, que são prolongamentos de hifas modificadas, com função reprodutiva. Os conídios podem ter diferentes formas, tamanhos e cores, podem possuir ou não a superfície texturizada, ornamento ou septo. Ex: Aspergillus sp e Penicillium sp.

Como fazer isolamento de fungos?

Para o isolamento de fungos a partir de material vegetal, deve ser utilizada amostra o mais fresca possível, de maneira a evitar a contaminação por micro-organismos saprofíticos. Se for necessário guardar para uso posterior, o material vegetal deve estar acondicionado em sacos plásticos e mantido em câmara fria.

Quais os sintomas de fungos?

Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com o EUR USD?

O que são esporos ou conídios?

Conídio, mas também “mitosporo” ou “conidiósporo”, é a designação dada em micologia aos esporos formados por mitose e responsáveis pela reprodução assexuada de alguns grupos de fungos. A análise da morfologia dos conidióforos é utilizada para identificar espécies de fungos.

Qual a principal diferença entre ascósporos e conídios?

Os fungos que se reproduzem por ascosporos ou basidiosporos são fungos perfeitos. As formas sexuadas são esporádicas e contribuem, através da recombinação genética, para o aperfeiçoamento da espécie. Em geral, estes fungos produzem também estruturas assexuadas, os conídios que asseguram sue disseminação.