Como podemos perceber a presenca do ar no ambiente?

Como podemos perceber a presença do ar no ambiente?

Podemos perceber a existência do ar quando ele se move na forma de vento, quando entra e sai de nosso corpo (respiração) e quando enchemos um balão ou um pneu. Percebemos o ar em nossa respiração e ao enchermos um balao de festa Ouvimos uma pessoa falando porque o som pode ser transmitido por meio do ar.

Quando é possível perceber o ar que nos rodeia?

Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).

Como utilizamos o ar em nosso dia dia?

Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração).

LEIA TAMBÉM:   Qual a semelhanca entre arte e design?

Quem é responsável pela existência do vento?

O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos. O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. Esse vaivém das massas de ar forma o vento.

Qual experimento poderia ser feito para mostrar que o ar tem volume?

Ao soprarmos um balão de aniversário, ele fica cheio porque o de ar ocupa todo o espaço. O ar pode sofrer COMPRESSÃO ou EXPANSÃO e depois retornar ao estado em que estava. Quando é comprimido ele diminui o seu volume. Um exemplo disso é apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício.

O que se encontra no ar?

O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

LEIA TAMBÉM:   O que e um processo disciplinar no trabalho?

Como podemos provar através da física a existência do ar e da atmosfera?

Portanto, dois exemplos de como perceber a existência do ar são o movimento de uma bandeira quando há vento e o enchimento de uma bexiga. O ar é uma mistura de gases que compõem a atmosfera terrestre. É composto principalmente por nitrogênio, oxigênio e argônio.