Como podem ser regularizados os saldos elevados de caixa?

Como podem ser regularizados os saldos elevados de caixa?

Explicitado como, na nossa opinião, os saldos elevados de caixa podem ser regularizados, vamos citar agora alguns articulados do Código do IRS que, embora sejam por todos nós conhecidos, são por vezes esquecidos pelo que não é atempadamente prestado este tipo de informação aos responsáveis das entidades pelo manuseamento de numerário.

Qual a razão da existência destes saldos de caixa?

É certo que alguns Colegas admitem que, eventualmente, a razão da existência destes saldos de caixa é devida à retirada de valores, sem que as mesmas lhes sejam comunicadas, nem alvo de qualquer registo devido à inexistência de documentos.

Como manter o seu fluxo de caixa?

Veja a seguir algumas dicas para manter o controle do seu fluxo de caixa: A primeira coisa que deve ser feita é saber exatamente quanto a empresa tem disponível em caixa. Para isso, basta somar o saldo de todas as contas bancárias que a empresa possui. Em seguida, será necessário anotar todas as receitas e os gastos que a empresa teve.

LEIA TAMBÉM:   Como e protese de grampo?

Como fazer o cálculo do saldo operacional da empresa?

Uma vez que as receitas e despesas são conhecidas, será possível fazer o cálculo do saldo operacional da sua empresa. E por fim, faça o cálculo do saldo final do período. Isso significa subtrair o valor do saldo operacional do saldo inicial.

Como o saldo de caixa deve ser apurado?

O saldo de caixa deve ser apurado diariamente para evitar surpresas desagradáveis e o seu cálculo deve ser feito da seguinte maneira: Saldo anterior + Recebimentos – Pagamentos = Saldo Atual. É fundamental que o saldo do caixa apurado seja sempre positivo.

Será que um estouro de caixa pode ser prejudicial a sua empresa?

Mas fique atento: eventualmente, um estouro de caixa se dá pela não escrituração de recebimentos, por isso, concilie-os. Lembre-se: é muito importante que o empreendedor faça um acompanhamento periódico de todas as questões financeiras do seu escritório para que não hajam falhas que no futuro, podem ser prejudiciais a empresa.