Como pode ser feito o divorcio?

Índice

Como pode ser feito o divórcio?

O divórcio pode ser consensual. Poderá ser feito diretamente no cartório, por escritura pública, se o casal não tiver filhos menores ou incapazes. E terá que ser feito pela via judicial, se houver filhos menores e incapazes.

Por que você deve ficar ciente de um divórcio?

Por isso, você deve ficar ciente que um divórcio normalmente é acompanhado por tribulação, estresse, sofrimento, pressão emocional, feridas na alma, confusão entre outros problemas. Se há filhos, eles também são envolvidos em duro sofrimento.

Por que os casais podem se divorciar?

Pela primeira vez, os casais podiam se divorciar. Só que para se divorciar, a lei exigia o cumprimento de um requisito: A SEPARAÇÃO. O casamento, na década de setenta, ainda carregava o peso da visão de mundo religiosa, e era visto como uma instituição sagrada.

Como o divórcio pode ser consensual?

O divórcio pode ser consensual. Poderá ser feito diretamente no cartório, por escritura pública, se o casal não tiver filhos menores ou incapazes. E terá que ser feito pela via judicial, se houver filhos menores e incapazes. E também pode ser litigioso, caso o casal discorde em algum aspecto.

Se o casal estiver de acordo (divórcio consensual ou “amigável”) e não houver filhos menores de idade ou incapazes, o divórcio pode ser feito no cartório (extrajudicial) e é necessária a presença de advogado (os cônjuges podem ter advogados diferentes ou um só advogado para ambos). Neste caso é muito rápido e sai no mesmo dia.

Quais são os divórcios em Portugal?

Em cada 100 casamentos, há 70 divórcios. Os números correspondem a 2013, mas refletem uma tendência em Portugal nos últimos anos, segundo o Pordata. Apesar de a decisão do casal em separar-se ser, normalmente, refletida, há sempre transtornos. Mais ainda quando há filhos.

Como o divórcio cresceu no Brasil?

No Brasil, cada vez mais casais vivenciam esse desafio. Dados do IBGE mostram que após uma leve queda, o número de divórcios no país aumentou 5\% em 2016 entre os pais com filhos menores de 18 anos.

Qual a importância da separação para os filhos?

Para os filhos, a separação representa uma mudança fundamental e, muitas vezes, traumática, já que reflete a perda de sua família. A principal dificuldade, no entanto, é entender, na prática, como a sua vida vai mudar. “Por isso, é fundamental conversar com as crianças, independentemente da idade.

Qual o tempo que preciso esperar para me divorciar?

2) Depois de casar, qual o tempo que preciso esperar para me divorciar? O divórcio pode ser requerido a qualquer tempo, até no mesmo dia do casamento. Não existem prazos mínimos nesse sentido. O término da sociedade conjugal poderá ocorrer por mútuo consentimento das partes ou por meio de demanda judicial.

Como ocorre o divórcio com filho menor?

Divórcio com filho menor: se houver filho incapaz (menor de 16 anos), o divórcio acontece no local de domicílio de quem está com a guarda. Divórcio sem filho: se não houver filho, o local correto para o processo de divórcio deve ser o último domicílio do casal.

Qual o seu dilema sobre o divórcio?

Se você está em um processo de separação esse é o seu dilema, afinal esse é um momento bem delicado. As emoções estão à flor da pele e a quantidade de informações que você precisa saber sobre o divórcio parece não ter fim.

Como resolver o divórcio nos EUA?

Um acordo como esse pode ajudar muito na hora do divórcio. Se o relacionamento não durar, já tem muita coisa resolvida evitando mais discórdia e estresse. Na maioria dos casos, o divórcio nos EUA é resolvido por acordo, sem a necessidade de um processo formal ou de litígio.

Por que não retratar o divórcio?

A Bíblia não retrata o divórcio como um assunto de pouca importância. Ela diz que divorciar-se por motivos banais, talvez com o objetivo de se casar com outra pessoa, é algo traiçoeiro e odioso para Jeová Deus.

Quem pode exigir pais que alterem o divórcio?

O Ministério Público pode exigir aos pais que alterem o acordo. Se os pais não concordarem com as alterações pedidas, o processo segue para tribunal. Quando estiverem reunidas as condições, o conservador marca a conferência de divórcio, na qual o divórcio é decidido, caso os membros do casal mantenham a vontade de se divorciar.

Como é concedido o divórcio direto?

[2] Código Civil, art. 1.581: “ O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens ”. [3] Cf. Súmula 197/STJ: “ O divórcio direto pode ser concedido sem que haja prévia partilha dos bens ”. [4] Neste caso, é possível ajuizar ação de partilha de bens posteriormente.

LEIA TAMBÉM:   O que e Blastocystis hominis frequentes?

Por que o divórcio pode deixar seus filhos arrasados?

O que pode acontecer: O divórcio pode deixar seus filhos arrasados, principalmente se você não os incentivar a ter um relacionamento sadio com seu ex-cônjuge. — Veja o quadro “Em meio a um fogo cruzado”.

O divórcio rompe todos os laços do casamento e os envolvidos podem casar-se novamente. O divórcio pode ser consensual. Poderá ser feito diretamente no cartório, por escritura pública, se o casal não tiver filhos menores ou incapazes.

Qual o prazo mínimo para divorciar?

3) Existe um prazo mínimo de casamento para poder divorciar? Não mais. Antes, era necessário, se fosse uma separação consensual, o prazo de um ano de casamento para que o casal pudesse separar-se (era o chamado “período de reflexão”). Se fosse divórcio litigioso, não era necessário esperar qualquer prazo.

Qual a diferença entre a separação judicial e o divórcio?

Embora sejam considerados semelhantes e, muitas vezes, até tratados como sinônimos, a separação judicial e o divórcio são coisas bem diferentes. Logo, a separação judicial, como vista anteriormente, propõe o fim das relações conjugais. O divórcio, por sua vez, também põe fim às relações matrimoniais.

Quais contratos podem ser refinanciados?

Quais contratos podem ser refinanciados? Na prática, qualquer contrato de crédito consignado pode ser refinanciado, desde que tenha sido pago parcialmente. Hoje, a maioria dos bancos já atende a esse tipo de operação e têm convênio com o INSS e SIAPE. Em algumas instituições é possível refinanciar mais de um contrato em um novo contrato.

Existe um prazo mínimo de casamento para poder divorciar? Não mais. Antes era necessário, se fosse uma separação consensual, o prazo de um ano de casamento para que o casal pude-se separar-se (era o chamado “período de reflexão”). Se fosse divórcio litigioso, não era necessário esperar qualquer prazo.

Será que o divórcio é demorado?

O divórcio costuma ser rápido (o Estado não pode manter os dois casados), mas discussão da partilha e da pensão pode ser demorada. Nesse caso, é necessário um advogado para cada um. É preciso que o casal esteja separado há um ou dois anos? Não.

Quando estiverem reunidas as condições do divórcio?

Quando estiverem reunidas as condições, o conservador marca a conferência de divórcio, na qual o divórcio é decidido, caso os membros do casal mantenham a vontade de se divorciar. Para tratar da partilha dos bens, os membros do casal também podem recorrer ao Balcão das Heranças e Divórcio com Partilha.

Por que o divórcio demora a sair?

No entanto, a sentença não demora a sair, mesmo em casos de divórcios litigiosos. Ainda assim, o processo pode demorar para terminar por conta das ações de guarda e pensão, por exemplo. A publicação da Emenda Constitucional 66 instituiu o divórcio como a única modalidade legal de separação entre um casal.

Quando o divórcio é decretado?

Se o casal não tiver filhos, pode ser dispensada a audiência, e o divórcio é decretado pelo juiz em poucos dias. Ocorre quando não há concordância em algum ponto pertinente ao divórcio ou quando um dos cônjuges não deseja se separar do outro.

Quanto Custa o divórcio consensual?

Já o divórcio consensual é infinitamente mais rápido, podendo ser efetivado no mesmo dia. Custos: o processo pela via amigável é mais barato do que o litigioso. Além de poupar inúmeras visitas ao tribunal durante os anos em que o processo correrá, o processo amigável necessita de apenas um advogado.

Será que você está pensando em se divorciar?

Pode ser que você até esteja pensando em se divorciar. Antes de se precipitar em acabar com o casamento, pense bem. O divórcio nem sempre acaba com as ansiedades. Pelo contrário, muitas vezes apenas troca uma série de problemas por outra.

Como fazer a divisão do imóvel após o divórcio?

O mais justo é que a divisão do imóvel ocorra na proporção da participação de cada um. A divisão de imóvel após o divórcio pode ser complicada. São muitas situações complexas que surgem com o fim da relação. Por isso, a presença de um advogado capacitado ajuda as partes a resolverem a questão da forma mais harmoniosa possível.

Como decida separar-se ou divorciar-se?

Também neste caso, antes de se iniciar o processo de divórcio, a Conservatória do Registo Civil ou o tribunal devem informar o casal dos objetivos do Sistema de Mediação Familiar. Quer decida separar-se ou divorciar-se é importante que o faça de forma ponderada e informada. Desde 1 de outubro de 2019, é possível casar logo após um divórcio.

Como o divórcio dissolve o casamento?

O divórcio, por sua vez, dissolve definitivamente o casamento. Pode ser obtido de duas formas: por mútuo consentimento, isto é, a pedido de ambos os cônjuges e sem necessidade de revelarem a causa; ou sem consentimento de um dos cônjuges, ou seja, a pedido de um dos cônjuges contra o outro, com um ou mais fundamentos previstos na lei.

Qual a lei aplicável ao divórcio do país onde apresenta o pedido?

A lei aplicável ao seu divórcio não é obrigatoriamente o do país onde apresenta o pedido.

Qual o prazo para o divórcio litigioso?

Se fosse divórcio litigioso, não era necessário esperar qualquer prazo. Como não existe mais a separação judicial, não existe mais a condição do prazo mínimo de casamento em qualquer modalidade de divórcio. Quais os documentos necessários?

Qual o fundamento da culpa no divórcio?

Este abandono do fundamento da culpa no divórcio é convergente com as tendências mais recentes noutros sistemas de direito europeu e foi fortemente influenciado pelos Princípios de Direito da Família Europeu em Matéria de Divórcio e Obrigação de Alimentos entre Ex-Cônjuges elaborados pela Comissão de Direito Europeu da Família.

Qual a diferença entre divórcio e separação?

Quanto mais tranquilo o processo, menos sofrem os envolvidos. Nessa fase, você precisa ter consciência que existe diferença entre os termos “Divórcio” e “Separação”. De maneira simplificada: quando o casal apenas deixa de viver junto como marido e mulher sem recorrer ao judiciário, diz-se que o casal está separado.

Por que você pensa em se divorciar?

Por mais terrível e devastador que a separação possa vir a ser, há algumas coisas super importantes que você precisa saber. Manter o vínculo conjugal, mesmo estando separado,, gera diversas consequências jurídicas – as quais podem causar muita dor de cabeça no futuro. Confira nesse post 3 dicas fundamentais para quem pensa em se divorciar.

LEIA TAMBÉM:   O que e preciso para trabalhar fora do pais?

Como evitar o divórcio do casamento?

Pode até parecer bobagem, mas muitos casamentos acabam em divórcio graças ao tédio causado pela falta de inovação e aventura dentro do relacionamento. Assim, para evitar esse divórcio, é necessário parar de aceitar a zona de conforto dentro do casamento e tirar o tédio da vida do casal!

Como dar entrada no divórcio?

Como dar entrada no divórcio? Para se divorciar você precisa escolher um advogado e reunir a documentação necessária para o processo. Nos casos amigáveis, quando existe consenso entre o casal, e menos complexos, o mais indicado é fazer o divórcio extrajudicial.

Qual o domínio sobre o divórcio?

O Direito de Família é a área que exige cada vez mais conhecimento multidisciplinar do Advogado, seja no papel de conciliador, no âmbito econômico ou nos aspectos psicológicos envolvidos. Nesta gama de atividades, o domínio sobre os passos que envolvem o divórcio é uma habilidade indispensável.

Como vocês podem optar pelo divórcio judicial?

Além disso, vocês podem optar pelo divórcio judicial mesmo que estejam em consenso, uma vez que é seu direito escolher a via pela qual se divorciará. Contudo, se vocês dois tiverem filhos menores ou incapazes, mesmo em consenso, o divórcio será judicial.

Quando o casal opta pelo divórcio?

Quando o casal opta pelo divórcio diversas dúvidas passam a fazer parte da rotina, e em alguns casos o casal decide não partilhar os bens naquele momento, deixando a resolução da pendência para o futuro. Isso é possível? Sim!

Qual a perda de contato com as mulheres após o divórcio?

Perda de contato com pessoas relevantes ao seu bem-estar: ao se divorciar muitos homens perdem não apenas o contato com a parceira, mas também com casais amigos (normalmente casal acaba virando amigo de outros casais). E já reparei que parece existir uma tendência maior de ficarem mais próximos às mulheres após o divórcio.

Qual o valor do divórcio judicial?

Consulte o cartório para saber o valor cobrado pelo procedimento. Em média, o valor está em torno de R$ 300,00. Se optar por um divórcio judicial, além das despesas com advogado, deverá pagar custas (taxas) judiciais, que variam de acordo com os valores dos bens envolvidos na separação.

Será que a culpa pela separação não existe mais para o fim do casamento?

É bom destacar que a “culpa pela separação” não existe mais para se discutir o fim do casamento, pois o divórcio é direito potestativo e irresistível (basta um dos cônjuges querer). Contudo, a culpa prossegue para a questão de alimentos, guarda de filhos e dano moral. Existe um prazo mínimo de casamento para poder divorciar? Não mais.

Qual a segunda via para averbação de divórcio?

A segunda via da certidão de casamento com averbação de divórcio pode ser requerida direto no cartório em que o documento foi registrado ou, ainda, em cartórios online. No entanto, é válido lembrar que os cartórios online não podem realizar o trabalho de averbação. O seu serviço se limita à emissão de segunda via desses documentos.

Qual o ato de anotar o divórcio?

Averbar é o ato de anotar qualquer alteração em informações anteriormente registradas, assim, anota-se, na própria certidão de casamento, o divórcio das partes, em vez de expedir um novo documento — após esse momento, ambos passam a ostentar outro estado civil, o de divorciado.

Qual é o divórcio de conversão?

A primeira é o divórcio de conversão. Esse modelo se dá quando há um pedido de separação judicial em curso. Assim, não havendo reconciliação entre você e sua esposa, é possível solicitar a conversão da separação em divórcio, por isso o nome “divórcio de conversão”.

Como vocês podem optar pela separação?

Desse modo, vocês podem optar pela separação, que é uma ação judicial na qual vocês põem fim a sociedade conjugal. Assim, a partir de então, já não precisam mais cumprir com os deveres do casamento.

Como você pode viver na separação judicial?

Desse modo, enquanto na separação judicial você pode viver apenas em união estável com outra pessoa, só após concluída a ação de divórcio você poderá casar novamente. A primeira é o divórcio de conversão. Esse modelo se dá quando há um pedido de separação judicial em curso.

Como é possível divorciar-se um dia após o casamento?

Atualmente, é possível divorciar-se até mesmo um dia após o casamento, graças à Emenda Constitucional (EC) nº 66 /2010, que está em vigor desde julho deste ano e alterou a Constituição Federal, extinguindo a separação e acabando com determinadas exigências que dificultavam e causavam demora no processo.

Qual a última etapa do divórcio?

Portanto, o divórcio é a última etapa da dissolução da união entre você e sua esposa. Desse modo, enquanto na separação judicial você pode viver apenas em união estável com outra pessoa, só após concluída a ação de divórcio você poderá casar novamente.

Qual a segunda possibilidade do divórcio de conversão?

A primeira é o divórcio de conversão. Esse modelo se dá quando há um pedido de separação judicial em curso. Assim, não havendo reconciliação entre você e sua esposa, é possível solicitar a conversão da separação em divórcio, por isso o nome “divórcio de conversão”. Já a outra possibilidade é a do divórcio direto.

Como fazer o divórcio extrajudicial?

No divórcio extrajudicial, por exemplo, você usará os documentos como base para a escritura pública. Desse modo, assim que vocês e os advogados assinarem a escritura do divórcio, qualquer um dos dois poderá se dirigir ao Cartório de Registro Civil para averbar o divórcio na certidão de casamento.

Como solicitar a averbação do divórcio?

Após o registro, a parte interessada deverá, mediante apresentação da certidão do registro e da sentença judicial, solicitar a averbação de separação no cartório em que foi realizado o registro do casamento. Clique aqui e conheça um modelo de divórcio. Tempo necessário para a averbação

Qual a duração do divórcio da separação judicial?

Com base no art. 25 da Lei nº 8.408/92, “a conversão em divórcio da separação judicial estava condicionada ao período de, no mínimo, um ano de separação judicial.” Contudo, com a nova redação do texto constitucional, o casal que tinha interesse em se divorciar poderia fazê-lo sem condicionar à prévia separação judicial.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de Pessoa Juridica existente?

Qual a saída pelo acordo para o divórcio?

A saída pelo acordo é o modo mais rápido de se encerrar o divórcio litigioso, mas caso não seja possível um consenso, a saída será mesmo esperar pela sentença do juiz. Quais documentos são necessários para o divórcio?

Quanto custa um divórcio consensual?

Quanto custa um divórcio? O custo de um divórcio consensual está distribuído basicamente entre custos com advogado e taxas cartorárias. Consulte o cartório para saber o valor cobrado pelo procedimento. Em média, o valor está em torno de R$ 300,00.

Qual o documento necessário para dar entrada do processo de divórcio?

Por norma, os documentos necessários para dar entrada do processo de divórcio são os seguintes: Um requerimento de separação de pessoas e bens por mútuo consentimento; Uma lista dos bens do casal e dos seus valores;

Qual o divórcio amigável?

Divórcio Amigável: quando as partes estiverem de acordo e não houver questões complexas envolvidas na separação, o divórcio será amigável. Sendo consensual, o divórcio poderá ser realizado em cartório, extrajudicialmente. 5. Onde dou entrada no divórcio?

Como fazer o divórcio fora do Tribunal?

O divórcio pode ser por acordo entre os membros do casal e ser tratado fora do tribunal. Se não houver acordo, será necessário fazer o pedido de divórcio num tribunal. No divórcio por mútuo consentimento, os cônjuges decidem, por mútuo acordo, terminar o casamento, sem que seja preciso divulgar as causas.

Como fazer o divórcio em notas?

O Divórcio poderá ser feito em qualquer cartório de notas. E não importa onde é o domicílio do casal ou onde se localizam seus bens, eles sempre poderão escolher em qual cartório e em qual localidade preferem fazer o divórcio!

Como é possível fazer o divórcio extrajudicial?

Não é sempre que é possível fazer o divórcio extrajudicial, há casos, em que é necessário que o procedimento seja feito mediante processo judicial. Assim, para ser possível realizar o Divórcio Extrajudicial, devem ser atendidos os seguintes requisitos: Para que possa ser realizado em cartório, o divórcio deve ser consensual.

Por que você pode enganar um narcisista?

Teoricamente, pode ser “possível” enganá-los, no entanto, por que você iria querer? Para enganar um narcisista, você teria que seguir suas regras e, nesse caso, poderia se ver preso em um ciclo vicioso, ou pior, em um ambiente de guerra infernal.

Como funciona a divisão da empresa no divórcio?

Como funciona a divisão da empresa no divórcio? A divisão ou não será definida no regime de partilha de bens que foi escolhido pelo casal. Lembra quando explicamos lá em cima sobre cada destes regimes? A comunhão parcial, separação total e comunhão universal de bens? Eles serão decisivos para definir os rumos da partilha.

Como é possível classificar as empresas após divórcio?

Por meio da classificação é possível enquadrar as empresas e mensurar dados como faturamento, lucros e despesas, identificando assim como tudo será dividido após o divórcio. Veja só.

Qual é o resumo da separação?

RESUMO: SEPARAÇÃO X DIVÓRCIO SEPARAÇÃO. Quando o casal apenas deixa de viver junto como marido e mulher sem recorrer ao judiciário, diz-se que o casal está separado. A separação não quebra o vínculo jurídico do casamento, e o casal não poderá se casar outra vez enquanto não estiver divorciado.

Qual o prazo para pedir a separação?

Visa o fim do vínculo conjugal e pode acontecer de maneira consensual ou litigiosa. Não existe prazo mínimo para pedir a separação. Vale destacar que com a separação termina também o regime de bens entre as partes (dependendo do modelo escolhido).

Quem pode pedir a separação judicial?

A separação judicial também pode ser pedida se um dos cônjuges provar ruptura da vida em comum. Também temos a chamada separação-remédio, quando o outro cônjuge estiver acometido de doença mental grave, manifestada após o casamento, que torne impossível a continuação da vida em comum.

Como iniciar o processo online de divorcio?

Já neste endereço, você poderá iniciar o processo online https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Divorcio/avisoCertificado.jsp. Tenha em mãos o seu Cartão de Cidadão com o certificado digital de assinatura eletrónica ativado. Em seguida, haverá a autenticação e o preenchimento de dados.

Como é possível o divórcio na justiça?

Sem necessidade de nenhum processo na Justiça! Porém, há casos em que é necessário um processo judicial, podendo ser o divórcio com consentimento de ambos os cônjuges (divórcio consensual), ou sem consenso em um ou mais termos do divórcio (divórcio litigioso). Vamos conhecer agora as diferentes formas de divórcio:

Será que não existe mesmo separação no Brasil?

Mas será que não existe mesmo separação no Brasil? Muitos juristas de grande autoridade afirmam categoricamente que o Brasil não tem mais processo de separação judicial, já que a lei não exige mais o cumprimento desse requisito para a decretação do divórcio.

Será que o divórcio pode acontecer extrajudicialmente?

Se o casal não tiver filhos, a audiência poderá ser dispensada e o divórcio pode acontecer extrajudicialmente, ou seja, em um cartório.

Como receber a ação de divórcio consensual?

A Vara que receber a ação de Divórcio Consensual remete os autos ao juiz para que sejam analisados todos os requisitos da ação e se todos os documentos foram apresentados. Constatada, por exemplo, a ausência de documento ou informação indispensável, o juiz intimará os cônjuges, por meio do advogado que lhes representa,

Nesse caso, existem regras específicas do lugar onde o processo deve acontecer. Divórcio com filho menor: se houver filho incapaz (menor de 16 anos), o divórcio acontece no local de domicílio de quem está com a guarda. Divórcio sem filho: se não houver filho, o local correto para o processo de divórcio deve ser o último domicílio do casal.

Qual a forma mais barata de se divorciar?

A forma mais fácil (e barata) de se divorciar é quando o casamento é feito em regime de separação total de bens. Na prática, isso significa que o que é de cada um é só daquela pessoa e ponto final, independente de quando aquele bem tenha sido adquirido (antes ou durante o casamento).

Como é válida a regra de divórcio?

A regra, segundo os profissionais, é válida para investimentos em ações, fundos de investimento, imóveis, poupança e outras aplicações disponíveis no mercado financeiro e de capitais. Entenda como o regime de bens e o momento da aquisição ou da realização do investimento interferem na partilha em caso de divórcio.

Por que fazer o divórcio sem consentimento dos cônjuges?

Por sua vez, o divórcio sem consentimento de um dos cônjuges, ou litigioso, obriga à contratação de um advogado e tem custos judiciais associados. Perante o divórcio, é fundamental começar por avaliar o património, ou seja, apurar o ativo e o passivo do casal.

Por que a lei permite o divórcio?

Em caso de divórcio, a lei também permite que os cônjuges escolham livremente entre manter o nome de casado ou retornar ao nome de solteiro.

Como se tratar de um divórcio com consentimento?

Se se tratar de um divórcio com consentimento, caso existam filhos menores, o processo é enviado ao Ministério Público para avaliação.

Como o divórcio põe fim ao vínculo matrimonial?

Enquanto o divórcio põe fim ao vínculo matrimonial, permitindo que as pessoas casam-se com outras, a separação põe fim à sociedade conjugal, permitindo que cada um tenha vida patrimonial distinta. Em muitos casos, a partilha é feita já com a separação.

Qual a diferença entre separação e divórcio?

A separação, naquela época, era uma das condições para que se pudesse efetuar o divórcio. O casal somente poderia entrar com o pedido de divórcio se comprovasse estar separado judicialmente há três anos. Dito isso, passamos à análise de algumas diferenças entre esses dois institutos.

Como saber se já está divorciado?

Como posso saber se já estou divorciado? Para saber se está realmente divorciado é necessário pedir a via atualizada da certidão de casamento, se a mesma estiver averbada com o divórcio, você está divorciado, caso contrário precisa fazer o divórcio. Consulte sempre um Advogado Especialista – Santos Advogado para Divorcio em Sao Paulo.