Como pode ser feito o diagnostico de doencas hemoliticas autoimunes?

Como pode ser feito o diagnóstico de doenças hemolíticas autoimunes?

A anemia hemolítica autoimune é confirmada como a causa quando exames de sangue detectam aumento da quantidade de certos anticorpos, seja aderidos aos glóbulos vermelhos (antiglobulina direta ou teste de Coombs direto) ou na porção líquida do sangue (antiglobulina indireta ou teste de Coombs indireto).

Qual doença autoimune que causa anemia?

A anemia hemolítica autoimune (AIHA – Autoimmune Hemolytic Anemia) é uma condição clínica incomum na qual autoanticorpos se ligam à antígenos localizados na superfície eritrocitária. Estima-se que a incidência seja de 0,2 por 1.000.000 indivíduos menores de 20 anos. O pico de incidência ocorre entre os pré-escolares.

Qual a causa de doença autoimune?

Uma doença autoimune ocorre por causa do mau funcionamento do sistema imunológico, em que o sistema ataca, por engano, tecidos saudáveis do próprio corpo. Geralmente são crônicas, não transmissíveis e podem ser controladas com tratamento¹.

LEIA TAMBÉM:   O que voce entendeu por renda per capita?

Quais os exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico das anemias hemolíticas?

Suspeitar hemólise nos pacientes com anemia e reticulocitose. Se houver suspeita de hemólise, examinar o esfregaço de sangue periférico e dosar bilirrubina sérica, DHL, haptoglobina e ALT. O esfregaço de sangue periférico e a contagem de reticulócitos são os exames mais importantes para o diagnóstico da hemólise.

O que destrói as hemácias?

Hemácias podem ser quebradas quando em contato com soluções hipotônicas, como a água por exemplo. Isso ocorre porque a concentração de soluto da água é menor que da hemácia, assim, a água é arrastada para o interior da hemácia, difundindo-se por todo o seu interior, até rompê-la.

O que é anemia hemolítica Auto-imune tem cura?

A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.

Qual exame detecta hemólise?

Como identificar a hemólise Alguns exemplos de exames que podem ser afetados pela hemólise são: AST (TGO), ALT (TGP), fosfatase alcalina, GGT, bilirrubina, LDH, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, CK, troponinas, glicose, sódio, cloro, ferro, lipase, insulina, T4, proteína total, albumina, fosfatase ácida.