Como os refugiados chegam?

Como os refugiados chegam?

Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos. Metade do fluxo anual de refugiados são sírios, que deixam suas origens devido à guerra civil em que o país está desde 2011.

Como está a situação dos refugiados no Brasil?

Em meio à pandemia, o Brasil viu a quantidade de solicitações de refúgio despencar. Em 2020, foram 28.899 pedidos de refúgio feitos ao Brasil, segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). O que representa uma queda de 65\% em relação às 82.552 solicitações registradas em 2019.

Como o governo brasileiro tem lidado com a questão da imigração?

Atualmente, os principais esforços do governo brasileiro é de investigar e punir a prática desses grupos, que além de cobrarem alto pela “ajuda” na imigração ilegal, cometem vários crimes contra os direitos humanos durante o percurso.

Como está a situação dos refugiados no mundo atualmente?

Em 2020, o número de refugiados e deslocados subiu para quase 82,4 milhões, um recorde histórico. Em 2019, o número era de 79,5 milhões pessoas, o que representa um aumento de 4\%. Os dados fazem parte do relatório anual do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), “Tendências Globais 2020”.

LEIA TAMBÉM:   Precisa de advogado para escritura?

Como incluir os refugiados na sociedade?

Criado em 1997, o Conare é um órgão tripartite, do qual participam o governo, a sociedade civil e a ONU. O comitê é responsável por receber as solicitações de refúgio e determinar se os solicitantes reúnem as condições necessárias para serem reconhecidos como refugiados.

Como receber os imigrantes?

Pensando nisso, trouxemos algumas maneiras de ajudar os refugiados, mesmo sem sair do país.

  1. Hospede refugiados e requerentes de asilo em sua casa.
  2. Seja voluntário em sua comunidade.
  3. Ajude os refugiados a se integrar em uma nova cultura.
  4. Incentive sua universidade a oferecer bolsas para refugiados.
  5. Empregue os refugiados.