Como os poriferos esponjas obtem seu alimento Lembre-se de citar a celula especializada que e usada para capturar alimento *?

Como os poríferos esponjas obtém seu alimento Lembre-se de citar a célula especializada que é usada para capturar alimento *?

A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.

Como os poríferos obtêm alimento e como realizam a digestão?

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Como ocorre a digestão dos poríferos como eles obtêm alimento Mesmo sendo animais fixos?

LEIA TAMBÉM:   Quem e o secretario do Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo?

Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.

Quais são as formas de reprodução das esponjas?

Reprodução assexuada Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Gemulação: este tipo de reprodução assexuada ocorre necessariamente apenas em espécies dulcícolas.

Qual a principal fonte de alimento das esponjas poríferos?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

Onde as esponjas se fixam?

Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.

Como se alimentam os poríferos e os cnidários?

Alimentação dos cnidários Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas).

LEIA TAMBÉM:   Como procurar arquivos duplicados?

Como se dá a excreção das esponjas?

TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete.

Como se dá a digestão em cnidários?

Digestão nos cnidários: é extracelular e intracelular. Inicia-se no interior da cavidade gastrovascular, em que enzimas são liberadas, e depois é completada no interior de células gastrodérmicas, as quais revestem essa cavidade. O que não foi absorvido pelo animal sai para fora do corpo pela boca.

Quais são as classificações das esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.