Como os lobos foram capazes de modificar o trajeto de um rio?

Como os lobos foram capazes de modificar o trajeto de um rio?

As águas mudaram e se adaptaram em resposta aos lobos, e a razão foi que a regeneração da floresta os estabilizou, deixando-os fixos em seus cursos. Assim, os lobos, que estavam em desvantagem de número, transformaram não apenas o ecossistema do Parque Nacional de Yellow Stone, mas também sua geografia.

Porque lobos podem modificar o curso dos rios?

Mas o mais interessante foi que os lobos mudaram o comportamento dos rios. Estes começaram a serpentear menos, havia menos erosão. Isto aconteceu devido à regeneração da floresta, que conseguia estabilizar melhor às águas, devido às árvores, havendo menos derrocadas.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao de uma empresa publica?

Como a introdução dos lobos no Yosemite National Park nos Estados Unidos levou a recuperação da flora do parque e a modificação do curso dos rios?

Com escassas espécies vegetais e animais, o parque lançou um projeto para introduzir novamente os lobos e os resultados logo foram percebidos. Esta recuperação atraiu animais como castores que, por sua vez, geraram habitats para outras espécies. Em pouco tempo, havia lontras, ratos, patos, peixes, anfíbios e aves.

Qual a relação entre a presença dos lobos no parque e a diminuição da erosão alterando o curso dos rios no local?

Os lobos caçam coiotes, o que fez o número de coelhos e ratos crescer, e esses atraíram falcões, doninhas e raposas. Texugos e corvos chegaram para se alimentar das sobras das caças dos lobos. O crescimento da mata afetou as margens dos rios, pois as raízes reduzem a erosão.

O que pode acontecer com os seres vivos de uma cadeia alimentar quando ela está em desequilíbrio?

Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.