Como os cientistas fazem para descrever uma nova especie?

Como os cientistas fazem para descrever uma nova espécie?

Descrição de espécie é uma descrição formal de uma espécie recém-descoberta, geralmente na forma de um artigo científico. Tem como finalidade dar uma descrição clara de uma nova espécie de organismo e explicar como ele difere de espécies que foram descritas anteriormente ou estão relacionadas.

Qual a importância das pesquisas na descoberta de novas espécies?

Primeiro porque, diante da diversidade que existe na biosfera do planeta, descobrir um animal é uma forma de, também, conhecer o meio ambiente, que é um dos objetivos da ciência. Com isso, a descoberta contribui para o equilíbrio do planeta e preservação das espécies, incluindo a dos seres humanos.

Quantas espécies de macaco existe no Brasil?

Em relação às espécies de primatas, dos mais de 110 primatas do Brasil (maior número de todo o planeta), 23 são encontrados na Mata Atlântica e 18 deles são endêmicos. Os grupos de primatas encontrados na Mata Atlântica incluem micos, saguis, muriquis, micos-leões, macacos-prego e barbados.

LEIA TAMBÉM:   Como e composta a raquete de badminton?

Como descrever uma espécie?

Uma espécie, por definição, é a combinação do gênero e do epíteto específico, não o epíteto sozinho. Por exemplo, podemos usar o termo lobo–cinzento, mas não podemos usar só Canis ou só lupus para descrever este animal. A espécie é Canis lupus.

Qual o animal descoberto recentemente?

O jornal científico “Zookeys”, publicado nesta quinta-feira (15), traz um artigo que demonstra a descoberta de uma nova espécie animal: o olinguito. Apesar de novos insetos e anfíbios serem descobertos com certa frequência, este é o primeiro mamífero carnívoro descoberto em 35 anos no Hemisfério Ocidental.

Como se encontra o panorama atual em relação as descobertas de novas espécies?

Estimativas recentes revelam que o planeta Terra conta com 8,7 milhões de espécies de fauna e flora, das quais apenas 1,5 milhão são descritas em documentos científicos. “Com certeza, temos potencial para descoberta de novas espécies. Isso se deve à grandeza em extensão e à diversidade de ambientes.

Qual foi a última espécie descoberta?

Publicado em 20/06/2021 – 20:27 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – São Paulo. Uma nova espécie de “sapinho-pingo-de-ouro” foi descoberta na Mata Atlântica. O animal é o sexto de um grupo específico deste tipo de sapo e foi batizado de Brachycephalus ibitinga.