Como os bivalves se protegem de predadores?

Como os bivalves se protegem de predadores?

A concha de um animal bivalve é o que protege seu corpo mole. Músculos conectam as duas metades da concha, e esses mesmos músculos permitem que ela se feche rápida e firmemente. Quando o bivalve relaxa o músculo, a concha se abre.

Como evoluíram os gastrópodes Para contornar esse problema?

Como evoluíram os gastrópodes para contornar esse problema? Entre os moluscos, os gastrópodes foram os que sofreram mais irradiação. Qual outro grupo de invertebrados são prováveis de se constituírem em parentes próximos dos moluscos?

Qual a importância da concha para os gastrópodes?

A maioria dos gastrópodes apresenta uma única concha, que garante a proteção do animal contra desidratação e também uma maior proteção ao seu corpo mole.

Como os cefalópodes conseguem se defender dos predadores?

Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

LEIA TAMBÉM:   Como trabalhar o pertencimento na escola?

Como se locomovem cefalópodes?

Para isso o povo conta com um órgão especial: o funil (ou sifão). Este órgão é usado por cefalópodes para se locomover expelindo e direcionando água. Além de usar o funil, polvos podem nadar ou caminhar sobre dois ou mais braços.

Qual é a diferença entre enrolamento da concha e torção?

De modificação também houve a torção que não é o mesmo que enrolamento da concha, ela modificou o corpo de uma forma que a maior parte do corpo enrolou-se e depois da torção a cavidade do manto, as brânquias, o ânus e os dois nefridióporos passaram a se localizar na parte anterior no corpo, atrás da cabeça.

Quais os gastrópodes de maior interesse para o homem *?

Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria.