Como ocorre o processo de educacao inclusiva nas instituicões escolares?

Como ocorre o processo de educação inclusiva nas instituições escolares?

Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.

O que são alunos incluídos?

Nesse contexto, muitas das crianças e adolescentes com deficiência sequer são considerados estudantes – são os “alunos de inclusão”, aqueles que simplesmente estão na aula e que frequentemente realizam atividades de forma segregada dos demais.

Como ocorreu a educação inclusiva escolar no Brasil?

No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.

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Como é a educação inclusiva no Brasil?

A educação inclusiva no Brasil Hoje, com as novas diretrizes do PNE, escolas regulares recebem alunos com necessidades especiais. Para que isso ocorra, as instituições de ensino precisam passar por adaptações, como a implementação de rampas de acesso. Assim, um estudante com deficiência visual pode acessá-lo.

O que é educação especial e inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

O que é a educação inclusiva no Brasil?

A educação inclusiva diz respeito a todos Inclusão educacional não é sinônimo de deficiência. O público alvo da educação inclusiva é formado por três grupos: os alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista e alunos com altas habilidades ou superdotação.

Qual o conceito de educação especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Como a escola pode garantir a cidadania?

Como trabalhar a cidadania na escola O ambiente escolar deve contribuir para a formação cidadã dos estudantes e, para isso, algumas dinâmicas devem propagar os valores humanos. Simular eleições, fazer grupo de discussão entre os jovens e incentivar projetos solidários são ações que fazem a diferença na escola!

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O que é Atendimento educacional Especializado AEE para quem é e como deve ser realizado?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial regulamentado por lei. Ele é responsável pelo planejamento e pela execução de recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de eliminar obstáculos para a participação efetiva de alunos, considerando suas necessidades específicas.

Como trabalhar a educação especial em sala de aula?

Trabalhar a educação especial em sala de aula, significa que toda a equipe da instituição de ensino, deve estar atenta àquele aluno em especial, e sempre que houver algum problema, todos possam sentar e discutir qual a melhor alternativa para lidar com aquela situação.

Qual o papel do professor nas salas de aula inclusivas?

O professor desempenha um papel importante na criação de ambientes educacionais positivos e enriquecedores para salas de aulas inclusivas. Porém muitas vezes os recursos geram dúvidas e na prática se torna um desafio.

Quem é o professor de Educação Especial?

O professor de educação especial, além de ser responsável por suas atividades já rotineiras como preparação de plano de aula, elaboração de atividades e provas, ainda precisa analisar cada um dos casos de seus alunos e observar quais as competências e limitações dos alunos em sala de aula.

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Qual o ramo da Educação Especial?

A educação especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Ela se dá preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados, por exemplo, as escolas para surdos.

O que é inclusão Educação Especial?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Qual foi o início da Educação Especial?

O século XIX, marcado por descobertas científicas relevantes, foi significativo no estudo do comportamento de pessoas com necessidades especiais e das formas de lidar com elas. O início da história da educação especial, de certa forma, dialoga com os avanços científicos dessa época.

Quais são as escolas com educação especializada?

Por outro lado, as escolas com educação especializada contam com materiais, tecnologia, equipamentos e professores especializados. enquanto o sistema regular de ensino ainda precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.

Qual a modalidade de Educação Especial?

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.

Como passar pela história da educação especial no Brasil?

Antes de passarmos pela história da educação especial no Brasil, bem como pelos desafios enfrentados nessa esfera, é importante pontuarmos as características de deficiência e superdotação, segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sobre a qual vamos falar na sequência.