Como ocorre o crescimento secundario do caule?

Como ocorre o crescimento secundário do caule?

O crescimento secundário se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos secundários são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular e do câmbio da casca, respectivamente.

São responsáveis pelo crescimento secundário da raiz?

Os dois tecidos meristemáticos envolvidos no crescimento secundário da raiz são o câmbio vascular, que permite o crescimento do cilindro central, e o câmbio suberógeno ou felogênio, que permite o crescimento da periderme (casca).

Como ocorre o crescimento secundário?

Na maioria das plantas vasculares, o crescimento secundário é o resultado da actividade dos dois meristemas laterais, o câmbio cortical (ou felogénio) e o câmbio vascular. A partir dos meristemas laterais, o crescimento secundário aumenta a largura da raiz ou do caule da planta, ao invés de seu comprimento.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre interferencias construtiva e destrutiva?

Que efeito tem o crescimento secundário sobre o corpo primário do caule e da raiz?

Nas raízes que exibem crescimento secundário, a formação do câmbio vascular se inicia por divisões das células do procâmbio que permanecem meristemáticas e que estão localizadas entre o xilema e o floema primários, nas regiões da raiz que já pararam de se alongar.

Quais são os câmbios responsáveis pelo crescimento secundário do caule?

O crescimento secundário (crescimento em espessura) (Figura 4) resulta da atividade de dois meristemas laterais: o câmbio vascular e o câmbio da casca, originados a partir dos meristemas primários, procâmbio e meristema fundamental de forma respectiva.

Como se denomina o tecido que permite o crescimento das raízes?

Meristema. No ápice do caule e das raízes estão localizados os meristemas apicais (Figura 1). Esses tecidos são responsáveis, principalmente, pelo crescimento em comprimento da planta. No embrião, os meristemas apicais surgem entre os dois cotilédones em plantas do tipo eudicotiledôneas.

Qual a diferença de crescimento primário e secundário?

Em resumo, o meristema primário é responsável pelo crescimento em comprimento da planta — altura e profundidade —, enquanto o me- ristema secundário (e uma parte do primário) promove o crescimento em espessura — alargamento.

LEIA TAMBÉM:   O que significa o primeiro beijo?

Em quais plantas ocorre o crescimento secundário?

O crescimento secundário ocorre em muitas dicotiledóneas e gimnospérmicas, mas não se verifica nas monocotiledóneas.

O que é o corpo secundário do caule?

Estrutura Secundária Como na raiz, a estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma os tecidos vasculares secundários, e do felogênio que dá origem ao revestimento secundário – periderme.