Como ocorre o crescimento da madeira?

Como ocorre o crescimento da madeira?

Toda a madeira é produzida pelo cambio, que é uma zona ou camada de células divisoras localizada entre a madeira e a casca interna. A divisão de células pelo cambio e a diferenciação das células filhas é regulada por processos fisiológicos originados nos órgãos foliares da copa da árvore.

Que fatores podem alterar as características da madeira?

Dentro da mesma espécie, elas também ocorrem conforme a idade, posição na árvore, fatores genéticos e ambientais etc. (SHIMOYAMA, 1990). Esse mesmo autor afirmou que o ambiente, bem como sua manipulação, pode afetar as características da madeira e, conseqüentemente, sua qualidade.

O que são anéis de crescimento da madeira?

Os anéis de crescimento são porções de madeira que se repetem sazonalmente e possuem demarcações de tempo de natureza morfológica ou anatômica, que permitem individualizar um intervalo de tempo.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os seus valores sociais?

Quais são as características da madeira?

Características da madeira Este material apresenta grande diversidade de características mecânicas, de densidade, higroscopia, cor, grão, resistência ao apodrecimento e ao fogo, odor, e múltiplos outros factores diferenciadores.

Como se forma a madeira?

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.

Como se forma a madeira de uma árvore?

As células de tecido fibroso, constituído por fibras de paredes espessas ou células alongadas no sentido do eixo da árvore, formam a massa principal da madeira. Estas fibras servem de suporte à árvore, sendo as condutoras de seiva nas árvores resinosas.

Como os fatores naturais e ambientais podem afetar as propriedades da madeira?

Os maiores danos nas estruturas de madeira são causados pela ação direta de água, ação de térmitas e fungos e a alternância do período de seca/umidade, bem como defeitos construtivos.

LEIA TAMBÉM:   Como escolher local para barragem?

Quais características da madeira preciso observar e anotar?

As características organolépticas ou sensoriais englobam: cor, brilho, odor, gosto, grã, textura, densidade, dureza e desenhos. As características anatômicas, como camadas de crescimento, tipos de parênquima, poros (vasos) e raios; são observadas à vista ou com auxílio de uma lupa de 10 vezes de aumento.