Como ocorre a reproducao de uma esponja?

Como ocorre a reprodução de uma esponja?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Por que a produção de uma larva ciliada é vantajosa para as esponjas?

Além de atuar como defesa contra predadores e infecções microbianas, essas substâncias tóxicas expelidas pelas esponjas, são vantajosas na competição por espaço que os poríferos travam com outros invertebrados, como os corais, e até mesmo com outras esponjas. Isso permite a algumas esponjas cresçam rapidamente.

O que é correto afirmar sobre as esponjas?

Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que: não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

LEIA TAMBÉM:   Qual a leitura da Biblia de hoje?

O que são espículas e qual a sua função?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

Quanto à organização das esponjas é correto afirmar que?

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que os coanócitos são células que, em seu conjunto, constituem o sistema nervoso simplificado desses animais. as esponjas que não possuem espículas em seu esqueleto apresentam uma rede de espongina bem desenvolvida.

Qual é a importância econômica e ecológica das esponjas?

As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.