Como ocorre a evolucao dos triatomineos?

Como ocorre a evolução dos triatomíneos?

Os triatomíneos apresentam três fases de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto. As ninfas, também chamadas de formas jovens, são diferentes dos adultos porque não têm asas nem genitália formada.

Quais são as principais características que tornam uma espécie de barbeiro uma boa transmissora do tripanossoma cruzi?

São genes ligados a odor –tanto para localizar a presa, um ser humano ou outro vertebrado de sangue quente– quanto para o macho achar uma fêmea receptiva. A saliva do barbeiro também tem que ter substâncias codificadas por genes para manter o sangue fluindo –produtos anticoagulantes, antiplaquetários, vasodilatadores.

Qual é o vetor transmissor da doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.

Como são classificados os representantes da Ordem Hemiptera quanto ao hábito alimentar?

Ordem Hemiptera: os animais pertencentes a essa ordem possuem aparelho bucal picador-sugador, são hemimetábolos. Essa ordem possui as seguintes subordens: Homoptera: pulgões, cigarrinhas; Heteroptera: percevejos; Auchenorrhyncha: cigarras.

LEIA TAMBÉM:   O que e compras realizadas digitalmente?

Como é o aparelho bucal do barbeiro?

Exemplo: Barbeiro (Heterópteros). Tipo de aparelho bucal dos insetos: Sugador – formado por uma probóscide, apresentando aspecto de um tubo enrolado sobre si mesmo, desenrolando-se quando o animal se alimenta.

Qual é o nome do vetor e por que ele é conhecido popularmente como barbeiro?

O Trypanosoma geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos – no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão (insetos das espécies Triatoma infestans, Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus, dentre mais de 300 espécies que podem transmitir o …

Qual o vetor do barbeiro?

O vetor da doença é o protozoário Trypanosoma cruzi – batizado assim por Chagas para homenagear o cientista Oswaldo Cruz – que usa o barbeiro como hospedeiro. O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto.