Como o profissional tributario deve estar atento as mudancas?

Como o profissional tributário deve estar atento às mudanças?

Um bom profissional deve estar sempre atento às mudanças nas legislações e ter uma ampla visão de negócio, buscando sempre oportunidades ou criando situações, sempre dentro da lei, que possam gerar benefícios para a empresa. Para isso, o profissional tributário deve conhecer o negócio em que está atuando e, principalmente, a legislação em vigor.

Quem é a área tributária?

A área tributária não é responsável apenas pela apuração e administração dos tributos, exigidos pelos entes federativos e a União.

Será que o sistema tributário brasileiro é muito parecido?

Pois bem, o sistema tributário brasileiro é muito parecido com esse tipo de colcha, cheio de “pedacinhos de retalho”, ligados entre si. A diferença é que são os tributos que são costurados e remendados uns nos outros.

LEIA TAMBÉM:   Como podemos aprender historia?

Qual a situação tributária brasileira?

A atual situação tributária brasileira é de extrema complexidade, sendo considerada parte do chamado “Custo Brasil”, que nada mais é que o conjunto de dificuldades que encarecem, ou até mesmo inviabilizam, o investimento no Brasil.

Qual a desvantagem desse modelo tributário?

A desvantagem desse modelo tributário é que a base de cálculo para aplicação das alíquotas do IRPJ e CSLL é determinada pelo governo, de acordo com sua atividade. Dessa forma, independentemente de ter auferido um resultado positivo ou negativo em determinado período, os dois impostos serão cobrados.

Qual a importância da área tributária no ambiente empresarial?

Se a área tributária vem ganhando cada vez mais importância no ambiente empresarial, consequentemente o profissional que atua e, principalmente, entende a função da área tributária, também se torna mais valorizado. Um profissional tributário com boa experiência raramente terá dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho.

Como a área tributária pode ser reestruturada?

A área tributária pode, inclusive, propor reestruturações dentro da organização, afim de se enquadrar em determinadas leis, possibilitando a utilização de benefícios tributários que acarretarão em economias financeiras para a empresa.

Quem deve fazer declaração de imposto de renda?

Todos as pessoas jurídicas ou equiparadas nos termos da legislação do Imposto de Renda que são prestadoras de serviços de saúde; além das operadoras de planos privados de assistência à saúde autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devem fazer a declaração.