Como o diabetes afeta a saude bucal?

Como o diabetes afeta a saúde bucal?

Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas)5,6 Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são …

Quem tem diabetes pode fazer clareamento dental?

Tratamento odontológico para pacientes com diabetes O tratamento odontológico só será realizado se o paciente estiver com o nível de glicose no sangue controlado. Caso a glicemia esteja abaixo de 70 ou acima de 300, ele deve ser encaminhado ao médico e nem começar o tratamento no consultório do dentista.

Quais as principais alterações bucais presentes em pacientes com diabetes?

LEIA TAMBÉM:   O que e corretor de franquia?

As principais alterações bucais nos pacientes diabé- ticos são: a andidíase, doença periodontal, xerostomia, hipossalivação, síndrome da ardência bucal, abcessos e quelite angular.

Quais os níveis de glicemia permitem um atendimento cirúrgico odontológico?

glicemia de jejum > 126 mg/dl (jejum de 8 horas) glicemia casual (colhida em qualquer horário do dia, independente da última refeição realizada (> 200 mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes. glicemia > 200 mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.

Quais são os problemas que um paciente diabético apresenta e que podem causar alterações bucais explique cada um deles em relação a odontologia?

As alterações bucais que podem ser observadas no paciente com DM resultam do controle inadequado do quadro glicêmico. Dentre os referidos distúrbios, citam-se a xerostomia, hálito cetônico, infecções oportunistas, doença periodontal e dificuldades de cicatrização2,6.

Como deve ser o tratamento de uma candidíase bucal em paciente diabético?

O tratamento convencional involve o uso de anti-fúngicos, em forma de comprimidos ou pomadas que devem ser aplicadas no local da infecção, de acordo com orientação médica. Para quem tem diabetes também é de extrema importância conseguir controlar a glicemia.