Como o contexto familiar pode influenciar no desenvolvimento escolar do estudante?

Como o contexto familiar pode influenciar no desenvolvimento escolar do estudante?

Sendo assim, um aluno que tem na sua socialização familiar um grande acúmulo de capital cultural, tal como práticas de leitura e disciplina para os estudos, como também introjetou a importância da escola para a vida social, terá mais condições de obter um melhor desempenho na escola quando comparado a outro aluno que …

Qual a importância da família e da escola nesta fase do desenvolvimento?

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.

Quais os efeitos da ausência da família no contexto estudantil do filho?

Quanto aos efeitos negativos e possíveis danos causados pela ausência da família no contexto estudantil do filho, podemos inferir que o rendimento escolar e desenvolvimento do aluno não esteja somente atrelado ao não acompanhamento dos pais, como já foi debatido anteriormente, porém alguns aspectos se tornam visíveis pela não participação destes.

LEIA TAMBÉM:   O que precisa para arrendar um apartamento em Portugal?

Qual a importância da família no processo educativo?

Este artigo teve como objetivo mostrar à importância da família no processo educativo do aluno/filho, quando se trata do saber “ser e agir”, a escola pode contribuir para o fortalecimento da família no ensino-aprendizagem de seus filhos.

Qual a importância da participação da família no contexto escolar?

Dessa forma, já se faz evidente que a participação da família é de suma importância no contexto escolar e que isto afeta diretamente no bom desempenho acadêmico dos filhos.

Qual a relação entre a instituição escolar e a família?

A instituição escolar e a família são parceiras neste processo, e nenhuma das partes poderá realizar todo o processo de construção de saberes trabalhando isoladamente, podendo resolver coletivamente.