Como me tornar um membro de Conselho de Administracao?

Como me tornar um membro de Conselho de Administração?

Expanda seu networking Se é assim, quem quer se tornar um conselheiro precisa estar em um lugar em que alguém possa conhecê-lo, até para indicá-lo. Fazer um curso no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) ou em outras Escolas com cursos sobre Governança Corporativa pode ser um passo interessante.

Quando o Conselho de Administração é obrigatório?

O Conselho de Administração é um órgão colegiado e facultativo, sendo obrigatório apenas para as sociedades anônimas abertas. Sua função é estimular e facilitar análises dos acionistas antes da decisão definitiva ser exercida pela diretoria.

Como criar um conselho de Administração?

O Conselho de Administração deve ter definido no início de suas atuações um sistema de controle tanto do patrimônio da empresa quanto de suas operações. Então, caso você esteja pensando em criar um Conselho de Administração, uma sugestão é primeiro pensar num sistema de controle (isso se sua empresa já não tiver).

LEIA TAMBÉM:   Quem e o CEO da Volkswagen?

Quais são os membros do Conselho de Administração?

Geralmente, o órgão é composto por cinco a onze pessoas, mas o número pode variar dependendo de alguns fatores como: porte da empresa, estágio do ciclo de vida da organização, setor de atuação, complexidade das atividades e necessidade de criação de comitês. Os membros do Conselho de Administração são eleitos pelos sócios.

Como ser bem-sucedido no Conselho de Administração?

Para ser bem-sucedido, é importante que o Conselho de Administração seja composto por diversidade de perfis, conhecimentos, comportamentos, aspectos culturais, faixa etária e gênero. Isso porque, conforme destaca o IBGC, a diversidade beneficia a pluralidade de argumentos e garante tomadas de decisão muito mais precisas.

Quem é o Conselho de Administração de uma empresa?

A a ele caberá as principais deliberações e decisões na gestão do negócio. Além de decidir estrategicamente os rumos de uma empresa, ou seja, agir conforme o interesse da organização, o Conselho de Administração é responsável por monitorar a diretoria e ser a ponte entre os diretores e os sócios/acionistas.