Como identificar um discurso direto?

Como identificar um discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Qual a finalidade de um discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

O que é um discurso indireto?

Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos. Vamos transpor o exemplo acima para o discurso indireto: Antônio disse a eles que estavam julgando a moça sem saber da história toda.

Quais as características de um discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão. É reproduzida fielmente a fala da personagem.

LEIA TAMBÉM:   Qual a primeira Constituicao do Brasil a fazer constar uma declaracao de direitos fundamentais?

O que é discurso direto 20 Exemplos?

O aluno afirmou: – Preciso estudar muito para a prova. O réu afirmou: “Sou inocente!” No discurso direto, são utilizados os “verbos de elocução”, ou seja, relacionados ao verbo “dizer”, como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.

Qual é a importância da Análise do Discurso?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto. Ainda julgamos necessário fazer certas diferenciações entre texto e discurso antes de iniciarmos as análises.

Como analisar o discurso de um texto?

Por isso, analisar o discurso é determinar as condições de produção do texto. Pode-se, por exemplo, analisar o uso das categorias de pessoa, espaço e tempo, que, no discurso, não são as mesmas da enunciação: quem diz “eu” no texto não é o autor, nem são seus o tempo e o espaço.

Qual o tipo de discurso predominante no texto?

LEIA TAMBÉM:   O que significa devolucao por GR?

Transposição do Discurso Direto para o Indireto

Discurso Direto Discurso Indireto
Sou a pessoa com quem falou há pouco. (enunciado no presente) Disse que era a pessoa com quem tinha falado há pouco. (enunciado no imperfeito)