Como garantir a aposentadoria especial?

Como garantir a aposentadoria especial?

Qualquer atividade que coloque em risco a saúde e a integridade física do trabalhador, independente da profissão exercida, pode garantir a aposentadoria especial, desde que o contribuinte comprove que ficou ao menos 180 meses (15 anos) da sua vida profissional exercendo alguma atividade insalubre.

Quem pensa em se aposentar precisa ficar atento às novas regras em vigência?

Quem pensa em se aposentar precisa ficar atento às novas regras em vigência desde que a reforma da Previdência foi aprovada. Para garantir um benefício mais vantajoso, o trabalhador precisa saber exatamente qual o momento certo de solicitar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Qual a idade mínima para receber a aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é muito comum para profissionais autônomos da área da saúde. Por exemplo: médicos, dentistas e veterinários que atuam por conta própria. Antes da reforma da previdência (13/11/2019), para receber a aposentadoria especial, o trabalhador precisava de: 15 anos de atividade especial, em caso de risco alto.

LEIA TAMBÉM:   Como era chamado o badminton?

Por que o autônomo tem direito às aposentadorias?

Portanto, o autônomo tem direito às mesmas aposentadorias que os demais segurados, com as mesmas regras: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e até especial. Eu já escrevi textos completos sobre cada uma destas aposentadorias aqui no site.

Qual a idade mínima para receber a aposentadoria?

A equipe econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro, estabeleceu a idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens e contribuição mínima de 20 anos para ambos. Também ficou definido que o período de transição para chegar aos pisos para recebimento da aposentadoria será de 12 anos.

Por que os dentistas possuem aposentadoria especial?

Dentistas, enfermeiros e médicos: estes profissionais possuem aposentadoria especial por trabalharem expostos aos agentes biológicos presentes na área hospitalar e clínica, que são altamente nocivos à saúde, além do contato constante com ferimentos, produtos químicos, medicamentos, resíduos e material hospitalar.

Qual a aposentadoria dos Metalúrgicos?

Metalúrgicos: diversas atividades dos profissionais do metalúrgico se enquadram em situação insalubre e garantem aposentadoria especial, como no caso dos soldadores, ferreiros, operadores de máquinas diversas, entre outros.