Como funcionam as etapas de um projeto de restauro e conservacao?

Como funcionam as etapas de um projeto de restauro e conservação?

Segue abaixo o roteiro detalhado das atividades previstas para a elaboração do projeto:

  1. PESQUISA HISTÓRICA.
  2. PESQUISA ARQUEOLÓGICA.
  3. PROSPECÇÕES.
  4. ANÁLISES LABORATORIAIS.
  5. LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO E DOS BENS INTEGRADOS E MÓVEIS.
  6. DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO.
  7. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.

Quem realiza os trabalhos de conservação e restauro?

Órgãos oficiais como o instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os institutos estaduais do patrimônio, as secretarias de Cultura de estados e dos municípios, assim como museus, são tradicionais empregadores deste bacharel.

Como se dá a conservação e a restauração?

Em geral, a conservação de bens culturais se dá através de duas abordagens principais, a saber: a prevenção da deterioração (conservação preventiva) e a intervenção de restauração. Ambas se complementam, mas na maioria dos casos restauração é consequência da ineficácia ou ausência de meios preventivos.

LEIA TAMBÉM:   Qual o procedimento para comprar um veiculo particular?

Qual órgão internacional é responsável por identificar os patrimônios da humanidade?

A Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotada em 1972 pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

Quem trabalha com conservação?

O Conservador-Restaurador é o profissional capacitado para atuar de forma autônoma ou junto a instituições públicas e privadas, como museus, arquivos e bibliotecas, voltadas a preservação e salvaguarda do patrimônio constituído de bens culturais móveis e integrados, atuando na elaboração e na execução de propostas de …

Como é o trabalho dos restauradores?

O restaurador é o profissional responsável por intervir diretamente em obras de arte, edifícios, livros e demais patrimônios históricos a fim de preservar ou recuperar sua significância para a sociedade.

Quais são os motivos para a preservação do Patrimônio Histórico?

Há motivos mais concretos e imediatos para desejar a preservação de nosso patrimônio histórico: o principal é a qualidade de vida. Estamos falando de bens intimamente relacionados com a identidade do local e que, por isso, ajudam a construir em nós uma sensação de pertencimento, muito importante em um mundo cada vez mais homogêneo.

LEIA TAMBÉM:   Onde fica os cadeados do amor?

Por que a conservação é de Interesse Público?

Parte da resposta está no trecho de lei que acabamos de transcrever. Segundo o artigo, a conservação é de interesse público pela sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil e “por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Quais são os desafios na conservação de acervos científicos?

Finalmente, são enfocados os desafios na conservação de acervos científicos, dificuldades que são causadas seja pela quase ausência de profissionais qualificados na área, do número crescente de objetos adquiridos para as coleções ou da própria especificidade do acervo.

Como é a conservação de instrumentos científicos?

Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação que afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. 5 A conservação de instrumentos científicos apresenta as seguintes etapas gerais: higienização superficial, desmontagem, nova higienização mais detalhada e profunda e remontagem.