Como funciona uma Comissao Especial de Inquerito?

Como funciona uma Comissão Especial de Inquérito?

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente. Na esfera municipal seu nome correto é Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Para que serve a comissão especial?

As comissões especiais são criadas para dar parecer sobre propostas de emendas à Constituição; projetos de código; projetos de lei sobre tema de competência de mais de três comissões de mérito; denúncia contra o Presidente da República ou ministro; ou projeto de alteração do Regimento Interno.

Quais são os poderes das comissões parlamentares de inquérito?

LEIA TAMBÉM:   Quanto dura uma Protea?

Têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar depoimentos de autoridades …

O que é uma comissão organizadora?

Compete a esta comissão estabelecer os procedimentos necessários à realização do Encontro, definindo o conjunto de regras e deliberando sobre os casos omissos neste documento, em comum acordo com a Chefia do Centro.

Para que servem as comissões temporárias?

São comissões criadas para cumprir tarefa específica, cujo funcionamento se encerra com o término do prazo estabelecido para o seu funcionamento ou com a conclusão da tarefa. Exemplo, as comissões especiais para apreciação de determinada matéria e as comissões parlamentares de inquérito (CPIs). …

Quais são as funções das comissões no Poder Legislativo?

As comissões possuem funções legislativas e fiscalizadoras, isto é, elas atuam sobre a elaboração de leis e o acompanhamento das ações administrativas.

Quais são os poderes e as limitações investigatórias da Comissão Parlamentar de Inquérito?

Ainda acerca da limitação dos poderes investigatórios de uma CPI, o Supremo Tribunal Federal tem jurisprudência assentada no sentido de que as Comissões Parlamentares de Inquérito não podem formular acusações e nem punir delitos, não podem desrespeitar o privilégio contra a autoincriminação que assiste a qualquer …

LEIA TAMBÉM:   Como dar banho em cachorro de pelo curto?

Quais os poderes da CPI de acordo com a jurisprudência do STF?

Vale salientar que as CPI’s possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, conforme explicita o artigo aludido, o que na pratica, demonstra certo abuso por meio das atitudes tais como, a quebra de sigilo de dados, bancário e telefônico sem autorização legal e prisão de depoentes e suspeitos.

Como formar uma comissão organizadora?

Antes de tudo, é preciso ter o projeto bem planejado e distribuído entre a comissão conforme habilidades e competência. Dar suporte e apoio para as dificuldades que surgirem a cada um e compartilhar as informações para que todos tenham ideia do todo é o primeiro grupo de atividades que precisam ser distribuídas.