Como funciona recuperacao de credito?

Como funciona recuperação de crédito?

O processo de recuperação de crédito é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas. Elas podem ser contratadas, por exemplo, por instituições financeiras para fazer a cobrança da pendência. As recuperadoras de crédito também costumam compram dívidas de bancos ou financeiras.

Como se verificam as prestações em atraso?

Nos casos em que se verificam prestações em atraso, geralmente as famílias apresentam diversas dívidas e estão impossibilitadas de as liquidar, seja por falta de rendimentos ou de bens. Fique a conhecer o que fazer, quer tenha prestações em atraso, quer perceba de antemão que terá dificuldades em pagar as próximas mensalidades.

O que acontece no atraso do pagamento das mensalidades?

A instituição credora também estará impedida de instaurar qualquer ação executiva. O que acontece no atraso do pagamento das mensalidades? Quando não paga a prestação mensal na data acordada entre si e a instituição financeira, esta última poderá cobrar uma taxa de juros de mora.

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor fase da adolescencia?

Como é cobrada a Comissão de recuperação dos valores em atraso?

Para além dos juros de mora a aplicar às prestações em atraso, as entidades financeiras podem ainda exigir o pagamento de uma comissão de recuperação dos valores em dívida. Esta é cobrada uma única vez, por cada uma das prestações em atraso, não podendo ser superior a 4\% do valor da mensalidade e devendo variar entre os 12 euros e os 150 euros.

Por que muitas famílias ainda têm prestações em atraso?

A verdade é que muitas famílias portuguesas ainda têm prestações em atraso e não sabem o que fazer quando se deparam com esta situação. Nos casos em que se verificam prestações em atraso, geralmente as famílias apresentam diversas dívidas e estão impossibilitadas de as liquidar, seja por falta de rendimentos ou de bens.