Como funciona o tratamento da oxigenoterapia hiperbarica?

Como funciona o tratamento da oxigenoterapia hiperbárica?

Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100\%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

Como a câmara de oxigenoterapia hiperbárica auxilia na cicatrização?

Há um aumento de até 20 vezes na quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos. Essa alta concentração favorece a vascularização (multiplicando os vasos sanguíneos e linfáticos), além de ser antiinflamatória e cicatrizante”, explica.

O que é um tratamento Hiperbarico?

No tratamento hiperbárico, o paciente é submetido à inalação de oxigênio 100\% puro, em uma câmara hiperbárica fechada e individual, com pressão superior à atmosférica. O oxigênio do corpo aumenta até 20 vezes, o que favorece a vascularização. Cada sessão dura, em média, 90 minutos.

LEIA TAMBÉM:   O que o esmalte pode causar?

Quanto custa o tratamento na câmara hiperbárica?

Uma sessão de 2h na câmara hiperbárica custa R$ 277,00, em média. Mas, alguns planos de saúde cobrem os gastos. Atualmente, os tratamentos que usam oxigênio vão além da área médica.

Quais são as evidências para o tratamento de lesões com a oxigenoterapia hiperbárica?

Alguns estudos têm sugerido que os efeitos demonstrados experimentalmente pela OHB são: melhora da hipóxia tecidual, aumento da perfusão, redução do edema, queda na regulação das citocinas inflamatórias, proliferação de fibroblastos, produção de colágeno e angiogênese.

O que é a oxigenoterapia hiperbárica?

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é uma modalidade terapêutica que consiste na oferta de oxigênio puro (FiO2 = 100\%) em um ambiente pressurizado a um nível acima da pressão atmosférica, habitualmente entre duas e três atmosferas.

Quantas sessões de hiperbárica?

A duração do tratamento com oxigenoterapia hiperbárica é definida de acordo com a condição do paciente. De modo geral, o número total de sessões varia de 15 a 40 e, por regra, ocorrem de cinco a seis vezes por semana.