Como funciona o teste do bafômetro quimicamente?

Como funciona o teste do bafômetro quimicamente?

No bafômetro simples, o ar é misturado com uma solução composta de ácido sulfúrico, água, nitrato de prata e dicromato de potássio. O ácido sulfúrico remove o álcool do oxigênio, que sofre uma reação com o dicromato de potássio, produzindo etanal e íons Cromo (III).

Qual é a evidência de que há uma reação quando se faz o teste do bafômetro?

Visto que o dicromato possui uma cor alaranjada e o cromo uma cor verde; se a pessoa assoprar no tubo e houver a mudança da cor, isso indicará que a pessoa está com álcool no sangue acima do permitido.

Como é chamado o teste de bafômetro?

Embora seja conhecido popularmente como bafômetro, este instrumento utilizado na fiscalização de trânsito é denominado etilômetro. Como o nome sugere, sua finalidade é medir a concentração de álcool etílico no organismo de uma pessoa.

Como o álcool ingerido pelo motorista chega ao bafômetro?

O álcool está nos pulmões Como o sangue passa pelos pulmões, o oxigênio presente neles acaba sendo “contaminado” pelo álcool ingerido. Todo esse processo acontece em pouco tempo e a concentração de álcool acaba sendo a mesma no sangue e nos pulmões. E é por essa razão que o teste do bafômetro é tão confiável.

LEIA TAMBÉM:   O que a plataforma como servico oferece alem da infraestrutura como servico?

Quanto tempo depois de beber posso fazer o bafômetro?

12 horas
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante. Estudos indicam que cerca de 90\% do álcool consumido é absorvido na primeira hora.

Qual a explicação química do fenômeno que ocorre no bafômetro dispositivo empregado para conferir se um condutor de automóvel consumiu bebida alcoólica?

Explicação química para o funcionamento do bafômetro: Quando o álcool (exalado pelo motorista embriagado) entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O).