Como funciona o resultado do inquerito policial militar e para onde vai?

Como funciona o resultado do inquérito policial militar e para onde vai?

22, § 1º, do CPPM). Concluído Inquérito Policial Militar, os autos serão remetidos ao auditor da Circunscrição Judiciária Militar onde ocorreu a infração penal, acompanhados dos seus instrumentos, bem como os objetos de provas, em face do acusado (art. 23, CPPM).

Em qual dispositivo artigo e alínea está fundamentado o inquérito policial Militar-IPM como atividade de polícia judiciária militar?

Art. 9º O inquérito policial militar é a apuração sumária de fato, que, nos têrmos legais, configure crime militar, e de sua autoria. Tem o caráter de instrução provisória, cuja finalidade precípua é a de ministrar elementos necessários à propositura da ação penal.

Como se inicia um IPM?

O IPM é instaurado pela portaria do Encarregado e não pelo ofício ou portaria da autoridade delegante. O Cmt ou procede ao inquérito e, nessa hipótese, baixará portaria instaurando-o, presidindo-o, ou delega a competência para procedê-lo.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a cor dos maias?

Quem julga o IPM?

Competência. A competência para apurar os crimes militares, prestar informações necessárias à instrução e julgamento do processo, cumprir mandados de prisão, e solicitar informações é da Polícia Judiciária Militar (PJM), conforme o exposto no art.

São autoridades para o exercício da polícia judiciária militar?

A autoridade de polícia judiciária militar é aquela que tem competência legal para realizar todos os atos relativos à essa atividade. Como regra geral as atribuições de polícia judiciária militar são desenvolvidas por oficiais, mediante delegação, mas o que se delega são as atribuições e não a competência.

Quais são as autoridades de polícia judiciária militar?

Polícia Judiciária Militar
Organização
Atribuições Coadjuvar as autoridades judiciárias na investigação de crimes estritamente militares
Dependência Governo de Portugal Ministério da Defesa Nacional
Chefia Comodoro Paulo Isabel (2018-presente), Diretor-geral

Qual a sequência de um IPM?

A ordem do IPM se dará sempre pelos seguintes termos: Conclusão, Despacho, Recebimento, Certidão e Juntada. Os termos de inquirição de testemunhas, indiciado, acareações, por participarem o Encarregado e o Escrivão dispensam Juntada.

Qual o código que garante a existência do inquérito policial militar?

LEIA TAMBÉM:   Tem cura tuberculose ganglionar?

O Inquérito Policial Militar é disciplinado nos artigos 9º/28 do Código de Processo Penal Militar.

Como fazer um inquérito policial militar?

Deve realizar exames periciais, inquirição do indiciado, entre outras Para delegação como encarregado do IPM, deve-se obedecer os requisitos elencados nos §§ 1º ao 5º, do CPPM, obrigando a autoridade competente deve escolher um Oficial (a partir de 2º tenente) de posto ou antiguidade superior ao do indiciado militar.

São características do IPM?

A finalidade do IPM é bem semelhante ao IP comum. Pode ser conceituado como sendo um procedimento inquisitorial administrativo (sem a aplicação dos princípios do contraditório e ampla defesa), de caráter informativo, visando a apuração dos crimes militares e sua respectiva autoria.

Para que serve o Ministério Público Militar?

O Ministério Público Militar é a instituição federal responsável pela fiscalização e apuração dos crimes militares previstos no Código Penal Militar, que podem ser praticados pelos integrantes das Forças Armadas e civis.

Quando uma sindicância encerrar indicando um crime o que tem que ser feito?

Conclusão. Havendo indícios de crime militar e sua autoria, a autoridade militar deve instaurar o competente inquérito, delegando, se for o caso, as atribuições de investigação a elementos subordinados, atendidos os requisitos previstos nos parágrafos do art.

LEIA TAMBÉM:   Quanto um aposentado paga de Imposto de Renda?

144, § 4º, in fine) e o processo e julgamento será realizado perante a Justiça Militar da União (art. 124, CF), ou perante a Justiça Militar Estadual (art. 125, § 4º, CF).

O que faz um promotor da Justiça Militar?

Promotores de Justiça Militar – atuam junto às Auditorias Militares (como são chamadas as varas de atuação dos juízes militares) e seus locais de trabalho são as Procuradorias da Justiça Militar. Atuam em âmbito estadual, logo, são responsáveis por ações contra membros da Polícia Militar de seu estado e dos Bombeiros.

Quais são as competências do Ministério Público?

3º – São funções institucionais do Ministério Público: I – velar pela observância da Constituição e das leis, e promover-lhes a execução; II – promover a ação penal pública; III – promover a ação civil pública, nos termos da lei.

Quem é a autoridade judiciária competente para abertura de IPM?

Quem pode ser sindicante?

A sindicância é instaurada mediante portaria (publicada em boletim), da autoridade militar (art. 3º), a requerimento de interessado, por ordem de autoridade superior ou ex-officio, à vista de denúncia de qualquer pessoa ou por ciência direta dos fatos (art. 2º, § 3º).

https://www.youtube.com/watch?v=Nu9A3R5p0to