Como funciona o processo de tombamento de um patrimônio?

Como funciona o processo de tombamento de um patrimônio?

O tombamento pode ser feito pela União por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (Condephaat) ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal …

Quais são os Patrimônios Imateriais de Pernambuco?

A Feira de Caruaru (2006) e o frevo (2007), já estão registrados como patrimônio imaterial de Pernambuco pelo IPHAN. Encontra-se em processo de registro o caboclinho, o cavalo-marinho, o maracatu nação e o maracatu rural.

O que significa registro de um patrimônio?

O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial do Brasil, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira.

Quais são os patrimônios de Pernambuco?

LEIA TAMBÉM:   O que e Proampe?

Patrimônio histórico e cultural do Recife

  • Palácio da Justiça.
  • Palácio do Campo das Princesas.
  • Antigo Palácio da Soledade.
  • Casa da Cultura (Antiga Casa de Detenção do Recife)
  • Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas.
  • Fortaleza de São João Batista do Brum.
  • Basílica de Nossa Senhora da Penha.
  • Capela de Nossa Sra.

Quais as formas de registrar patrimônio?

São eles: o livro de registro de saberes, o livro de registro de celebrações, o livro de registro das formas de expressão e o livro de registro dos lugares.

Como registrar um patrimônio cultural?

Documentação em comum para todos os casos

  1. Carteira de identidade.
  2. Carteira de trabalho.
  3. CNPJ.
  4. Comprovante de endereço/residência.
  5. CPF.
  6. Ofício de solicitação original, datado e assinado, contendo:
  7. Documentação mínima disponível, adequada à natureza do bem, como fotografias, desenhos, vídeos, gravações sonoras ou filmes;

Qual o significado do Patrimônio?

Patrimônio é mais um daqueles termos utilizados com frequência, mas que geram confusão quanto ao seu significado. Você sabia, por exemplo, que ele pode ser diferenciado em vários tipos? A palavra pode assumir significados distintos na economia, no direito e na contabilidade.

LEIA TAMBÉM:   Posso pedir a restituicao de impostos?

Por que o patrimônio é indivisível?

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível. Ou seja, você não pode ter mais de um.

Quais os tipos de patrimônios culturais?

Tipos de Patrimônios Culturais O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Como é o registro do patrimônio imaterial?

O registro do patrimônio imaterial é comumente confundido com o tombamento. No entanto, diferencia-se deste por considerar manifestações puramente simbólicas. Assim, não se presta a imobilizar ou impedir modificações nessa forma de patrimônio.