Como funciona o processo de tomada de decisao especializada?

Como funciona o processo de tomada de decisão especializada?

Na tomada de decisão empresarial, o primeiro passo é conhecer o impasse a ser resolvido e procurar enxergar a situação com a maior clareza possível, considerando todos os pontos. A seguir, faça uma boa análise das alternativas possíveis, separando os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

O que é tomada de decisão diretivo?

O estilo diretivo é característico de pessoas orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva. Os administradores que adotam esse estilo de tomada de decisão são lógicos, focados no curto prazo e eficientes, valorizam a rapidez e o alcance de resultados satisfatórios.

Qual é o processo de tomada de decisão?

O processo de tomada de decisão que não envolve uma avaliação dos objetivos da empresa, das opções disponíveis, dos dados relacionados a questão a ser resolvida, é uma decisão sem embasamento e com maior potencial de erro.

LEIA TAMBÉM:   Em que seculo e 2007?

Qual é a tomada de decisão gerencial?

A tomada de decisão gerencial exige que o gestor pense nos objetivos e na missão da empresa, levando em consideração os produtos ou serviços que ela oferece, o perfil do cliente atendido, situação da concorrência e do mercado. É a partir desse ponto que pode ser traçado um planejamento estratégico que seja claro e detalhado.

Qual é a tomada de decisão racional?

A tomada de decisão racional é o tipo de decisão que a maioria das pessoas quer aplicar. É o ato de usar a lógica para determinar o que é melhor. Para isso, deve-se rever todas as opções possíveis. E, em seguida, avaliar cada opção usando o modo racional de pensar.

Como usar a intuição na tomada de decisão?

Mas precisamos perceber que usar a intuição, que é uma sensação que surge favorável a um ou a outro ponto em determinado momento, nem sempre é o melhor caminho. Isso porque a tomada de decisão intuitiva envolve confiar na decisão que parece certa, sem necessariamente pensar na lógica que está por trás desta escolha.