Como funciona a tributacao dos fundos imobiliarios?

Como funciona a tributação dos fundos imobiliários?

Como funciona hoje a tributação para investimentos em FIIs? Nos fundos em geral, o investidor só paga imposto na hora em que seu dinheiro chega ao bolso. Se tiver 50 cotistas ou mais e distribuir 95\% do seu resultado, o fundo imobiliário tem direito a isenção de imposto na distribuição dos dividendos.

Quais FIIs pagam dividendos mensais?

Então, basicamente, isso também afeta os dividendos.

  1. 1 – NCH EQI High Yield Recebíveis Imobiliários (EQIN11)
  2. 2 – Mauá Capital Recebíveis Imobiliários (MCCI11)
  3. 3 – Hectare CE FII (HCTR11)
  4. 4 – Capitania Securities II (CPTS11)
  5. 5 – REC Recebíveis Imobiliários (RECR11)

Quando xpcm11 paga dividendos?

Os dividendos são pagos mensalmente, sendo que a data-base para divulgação do valor é no último dia útil do mês. O pagamento é efetuado, geralmente, uma semana após a publicação dos valores (confira o cronograma de pagamento de dividendos dos FIIs).

Como os dividendos podem ser tributados?

Os dividendos podem, por opção, ser tributados por englobamento. Ou seja, podem ser somados a outros rendimentos, como salários e pensões, sendo tributados às taxas gerais do IRS do escalão que resultar do somatório de todos os rendimentos. Nesse caso, a retenção na fonte fica sem efeito e é deduzida ao IRS final a liquidar.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o percurso do alimento durante a digestao?

Por que a tributação de dividendos foi extinta?

Todavia, essa tributação era bastante questionada pelos empresários, alegando que ocorria uma bitributação, ou seja, a cobrança de dois tributos sobre o mesmo recurso, que é, no caso, o lucro da empresa. Com a publicação da Lei N° 9.249/1995, que alterou a legislação do IRPJ e da CSLL, a tributação de dividendos foi extinta.

Qual a rentabilidade da distribuição de dividendos?

Embora pareça contraproducente, é uma das variantes que os mercados financeiros nos permitem receber algum cash através da distribuição de dividendos todos os anos. Normalmente, geram uma rentabilidade que oscila entre o 2\% e 10\%, em função das empresas.

Por que os dividendos são isentos de imposto de renda?

Atualmente, os dividendos distribuídos pelas empresas e os rendimentos de Fundos Imobiliários são isentos de pagamento de Imposto de Renda. Isto significa que, hoje, o valor por ação/cota que a companhia/FII decidem pagar aos acionistas é o mesmo que chega à sua conta, sem descontos.